
Há cerca de três anos, moradores da avenida Queiroz Filho, na Vila Guaraciaba, em Santo André, convivem com medo de ter seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimados em dias de chuvas com raios. O motivo é uma torre de celular desativada da operadora Oi, que não possui para-raios e atrai raios durante tempestades.
Segundo a moradora Sonia Multini Martins, uma série de raios já atingiram a torre e, em algumas ocasiões, residentes perderam eletrodomésticos. “Toda vez que chove forte, fico apavorada de perder mais equipamentos. Em 2023, perdi duas televisões, um vídeo game e um aparelho de TV box, todos queimados durante as fortes chuvas”, afirma.
Sonia diz que ao ser desativada a torre passava por constantes manutenções e não apresentava problemas, mas há três anos as visitas pararam e os problemas começaram. “A torre fica no terreno vizinho ao meu ver, mesmo tendo prestado queixa no Procon por conta dos aparelhos danificados, ainda vivemos com medo de ter mais equipamentos torrados por conta da falta de cuidado e manutenção da torre”, acrescenta.
Questionada, a operadora Oi não se manifestou até o fechamento desta reportagem.