Em cenário de guerras, intolerância e preconceito, a luta contra cultura do ódio nunca foi tão necessária na sociedade atual. Com isso em mente, a Diocese de Santo André optou como tema da Campanha da Fraternidade de 2024 a “Fraternidade e Amizade Social” e, como lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” com objetivo de destacar a união das pessoas.
Em entrevista ao RDtv, o diácono permanente e assessor eclesiástico da Campanha da Fraternidade, na Diocese de Santo André, Marcelo Cavinato, afirma que tema teve como base o documento feito pelo Papa Francisco em 2020, em que ele pede por união entre as pessoas do mundo, independente das crenças, raças, orientações sexuais e opiniões. “A amizade social é, basicamente, um conceito necessário para que as pessoas possam conviver com outras, partindo do texto Fratelli Tucci ou Todos Irmãos, publicado pelo Papa, onde todos devem ser unidos como irmãos”, explica.
Durante o período da campanha são realizadas diversas formações com os membros das paróquias, como foi a caso da formação realizada no início de fevereiro que teve como foco a reflexão sobre o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, convocando a comunidade a ponderar sobre a essencialidade da união e do companheirismo.
“Nesta formação questionamos a prevalência de agressões e ameaças nas relações interpessoais e chegamos a conclusão que a inimizade social se tornou uma norma de vida para muitos, levando ao isolamento e ao fechamento”, reforça.
A Campanha da Fraternidade foi criada por dom Eugênio Sales, na época Arcebispo da arquidiocese de Natal (RN), em 1964, e foi aplicada em todo o Brasil. Neste ano, os 60 anos da campanha serão celebrados. “O objetivo da campanha é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução, como é a cultura do ódio hoje. Ela se inicia na quarta-feira de cinzas e se estende durante toda a Quaresma, que é um período de muita reflexão”, destaca o diácono.