
A prefeitura de São Bernardo concluiu em 2021 as obras de recuperação do asfalto e de requalificação da Estrada Marco Polo, no bairro Batistini. A construção de calçada dos dois lados da pista, que não havia antes das obras, foi parte do projeto, mas em um trecho da via quem caminha tem que desviar e seguir o trajeto pela rua, porque perto de 20 veículos ficam estacionados sobre o passeio público diariamente. A prefeitura informa que vai vistoriar o local.
A estrada Marco Polo é uma via sinuosa e de mão dupla por onde circulam muitos caminhões pesados, portanto caminhar pelo asfalto é um risco grande. O morador do bairro há oito anos, Eduardo Santana, diz que os veículos ficam estacionados por lá praticamente o dia todo. “Uma pessoa sozinha até consegue passar apertado na calçada, mas se forem duas pessoas uma ao lado da outra não dá, mulher com carrinho de bebê também não, cadeirante tem que ir pelo asfalto mesmo. Antes não tinha calçada daquele lado da rua, a prefeitura fez tudo e agora a calçada, que era para a gente caminhar, vira estacionamento”, reclama o morador.
A calçada já apresenta danos em alguns pontos onde os veículos ficam estacionados. Em nota, a prefeitura informa que se constatada a situação os veículos serão autuados e os proprietários podem ser responsabilizados pelos danos. “A cidade está em constante monitoramento de sua malha viária, tanto no que tange à sua operação quanto às intervenções em andamento. Diante disso, efetua, se detectada a irregularidade, o acionamento da fiscalização de trânsito (telefone 153), por intermédio de equipes da Guarda Civil Municipal (GCM). O município pode, em caso de necessidade, implantar a instalação de dispositivos de segurança e proteção para pedestres, como, por exemplo, gradis na calçada ou no canteiro divisor de pistas, visando direcionar a linha do pedestre no local. Acrescenta ainda que não é possível confirmar a responsabilidade até o momento. Mediante a confirmação de responsabilidade, o município efetiva processo de ressarcimento em razão de danos ao patrimônio público”, diz a nota. Por fim administração municipal informa que equipes irão ao local para averiguar a denúncia.