
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as prefeituras da região prepararam diversas atividades voltadas à saúde da mulher. São exames preventivos que podem ser agendados ao longo do mês, além de palestras e rodas de conversa sobre a saúde feminina. A previsão é que neste mês o número de exames aumente.
Em São Caetano, durante a Semana da Mulher que vai até sexta-feira (08/03) as Unidades Básicas de Saúde prepararam algumas atividades: Papanicolau em livre demanda, palestras e rodas de conversas na sala de espera com os temas: menopausa, envelhecimento da mulher, saúde mental, Câncer de colo de útero entre outros e oferta de práticas integrativas. Além disso, o Centro de Oncologia e o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) também realizarão atividades especiais durante a semana.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, São Caetano realizou 1.720 mamografias, 1.159 ultrassons de mama, 1.743 ultrassons transvaginais e 1.835 exames de Papanicolau. A prefeitura não arriscou um número, mas tem previsão de aumentar esse número este mês principalmente por conta do Papanicolau com atendimento de livre demanda.
Ainda em São Caetano o Programa Saúde do Escolar terá ações nas escolas como palestras, apresentações lúdicas e rodas de conversa, abordando temas de saúde como: sexualidade, exames preventivos, saúde bucal e metal entre outros.
São Bernardo terá diversas ações. Na área da Saúde, de 4 a 9 de março serão realizadas ações de prevenção do câncer de colo uterino, em alusão ao março lilás, com dia D no sábado (09/03), com oferta de livre demanda, nas 34 Unidades Básicas de Saúde, do exame de prevenção da doença, o Papanicolau, das 8h às 17h. Além de capacitação de equipes da saúde sobre violência de gênero. Dentre os exames de rotina, cerca de 2,5 mil Papanicolau são realizados todos os meses na rede. O serviço de consultório de rua entrega absorventes íntimos para pacientes em vulnerabilidade social. Em fevereiro foram entregues 40 pacotes. Além disso, o governo federal disponibiliza o item por meio do programa de Farmácia Popular.
Secretário da Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho observou que, em outra frente, em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, será realizada capacitação de profissionais da saúde, em especial os agentes comunitários de saúde. “É um trabalho que visa levar o conhecimento às mulheres, a partir da troca de informações, e fornecer instrumentos para que as agentes de saúde posam executar seu trabalho e quebrar o ciclo da violência”, observa o juiz Mário Rubens Assumpção Filho, titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de São Bernardo.
Em Diadema, também serão ofertados os exames preventivos que podem ser realizados nas UBSs .A colpocitologia oncótica, também conhecido como exame de Papanicolau, é por livre demanda em todas as UBSs, desde que a pessoa esteja com o preparo adequado para realização da coleta. Algumas unidades, por praticidade da usuária, também realizam o agendamento.
Em março, as equipes farão busca ativa de mulheres com idade entre 25 e 64 anos para orientação e incentivo de coleta do exame. Além disso, os serviços de saúde promovem atividades específicas para celebrar a data e fortalecer o cuidado de saúde, assim como o empoderamento feminino mediante ações de educação em saúde, em cuidado multidisciplinar e prevenção às violências e situações que podem causar a vulnerabilidade à mulher. A programação completa das ações de saúde para o mês da mulher está disponível em https://portal.diadema.sp.gov.br/cuidado-a-saude-e-empoderamento-sao-destaque-no-mes-da-mulher/.
Em relação às adolescentes de Diadema, o Programa Saúde na Escola – por meio das UBSs – ofertam ações de promoção à saúde em diversas temáticas, inclusive o cuidado em saúde da mulher, o acompanhamento disponibilizado na rede de saúde e a oferta de Imunização para prevenção de agravos. O Fundo Social de Solidariedade (FSS) também arrecada absorventes e produtos de higiene pessoal para distribuição a mulheres situação de vulnerabilidade. O município ainda participa do Programa de Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde (MS).
Palestra
Em Santo André na sexta-feira (08/03) será realizada no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (rua Tirol, 5 – Parque das Nações) um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com palestra da médica María Carolina Pestana de Andrade do Nascimento, doutora em endocrinologia pela FMUSP e coordenadora médica da Secretaria de Saúde.
Em fevereiro, o Hospital da Mulher realizou 3 mil ultrassons transvaginais e 400 mamografias em fevereiro. Em março serão mais 4 mil ultrassons e 500 mamografias programadas. Sobre a distribuição de absorventes, a Prefeitura de Santo André lançou em 2023 o programa Dignidade Menstrual, que faz parte do projeto Mãe Andreense. O programa contempla mulheres de 14 a 44 anos que estejam cadastradas no programa Bolsa Família. Elas podem retirar absorventes gratuitamente nas unidades de saúde de Santo André O kit é composto por um pacote de absorventes com 32 unidades, álcool gel, lenço umedecido e uma nécessaire. Depois é reposto apenas o pacote de absorventes a cada 60 dias.