
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), realizou uma série de vistorias em obras que são tocadas pelo Município. Mas durante as visitas realizadas nesta quarta-feira (06/03), o chefe do Executivo não escondeu sua ansiedade para o anúncio que o Governo Federal fará nesta quinta-feira (07/03) para novas intervenções que serão realizadas pelo país a partir do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará o anúncio sobre os projetos selecionados para a área da Saúde, Educação e Infraestrutura Social. Oliveira aponta que dentro destes temas fez o pedido para a construção de duas novas escolas, a ampliação de outras duas unidades, a instalação de gramado sintético em dois campos e a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
“Temos muitas obras na cidade e estamos pedindo outras a partir do PAC. Espero que a cidade seja atendida, pois são obras importantes. Mauá conta com diversas obras estruturais, então vamos ver no que podemos ter nesse anúncio em Brasília.”, disse.
As obras que foram indicadas nesta primeira fase do Novo PAC fazem parte de uma lista de pedidos oriundos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, durante a gestão de Marcelo em 2023. Outro pedido aguardado pelo petista é o viaduto no bairro Jardim Zaíra, como intervenção para reduzir o trânsito na região nos horários de pico. Neste caso, a expectativa é que um possível anúncio seja feito em outra data.
Vistoria
Marcelo Oliveira convidou veículos da imprensa regional para participar destas vistorias. A primeira obra foi a do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel. O local já passou por mudanças no telhado e na quadra. Ainda resta a pintura das arquibancadas e da área externa. A intenção é entregar o equipamento em abril, inclusive com a possibilidade de um jogo envolvendo o Corinthians, por um torneio estadual.
A segunda obra visitada foi a da Escola Municipal Maria Wanny Soares Cruz. Neste local haverá um aumento de capacidade para 30%, alcançando os 420 alunos atendidos. A escola será o primeiro equipamento público da cidade que contará com placas para a captação de energia fotovoltaica (energia solar) e sistema de água de reuso. O investimento é de R$ 10,6 milhões, oriundos do tesouro municipal. Com 60% das obras concluídas, a ideia é entregar o equipamento até o final do semestre.
O terceiro local vistoriado foi a UBS São João. O local visa ampliar os atendimentos em 30% na região. Com expectativa para ser entregue em abril, o local está com 70% de suas intervenções concluídas. Serão 18 consultórios, sete a mais do que tinha a estrutura anterior.
Na sequência Oliveira foi até a rua Vicente Ferreira, local que passa por uma intervenção que levará o asfaltamento para o local. Segundo a Prefeitura, até o momento foram recapeadas 125 ruas e avenidas, totalizando 80km.
O último local visitado foi o Terminal Itapeva. O local tem previsão para ser inaugurado em abril. A intenção é beneficiar os 100 mil moradores da região. Após o término da obra deste equipamento e do Terminal Central, a Prefeitura realizará uma revisão do plano de mobilidade para encaixar os novos equipamentos dentro do atual sistema.