
Nesta quarta-feira (13/03), às 18h, ocorre a cerimônia de inauguração do Parque Tecnológico São Caetano, com a presença de autoridades e representantes das Universidades e empresas parceiras.
Inicialmente o Parque abrigará 20 startups que participarão do programa de aceleração de 6 meses – renováveis por mais 6 meses-, e serão avaliadas periodicamente para alavancagem de performance.
Além das empresas residentes, o Parque também proporcionará oportunidades a outras startups, que serão chamadas de Startups On, para participarem dos programas de aceleração Board.
Com governança do Comitê Gestor do Parque Municipal e colaboração do SEBRAE, o Parque Tecnológico promoverá programas de aceleração, rodadas de negócios, hackathons, palestras, capacitação e network, além de contar com parcerias de diversas Universidades, agentes de mercado e fundos de investimentos.
O Parque será estruturado em três pilares: Conhecimento e Capacitação, Formação do Ecossistema e Fomento de Negócios. No primeiro, as empresas contarão com o apoio do Sebrae, que tem um programa para estruturação de planos de negócios, da USCS, do Instituto Mauá de Tecnologia, FIAP, UFABC, ETEC Jorge Street, Fundação Dom Cabral, Senai e do StartSe, um programa de desenvolvimento sobre inovação, tendências e cultura empreendedora.
Já, o segundo pilar promoverá o contato das startups com empresas como a GM, Shein, Porto, Leroy Merlin, Waze, Mercado Pago e Claro, entre outras, para proporcionar oportunidades de negócios, proximidade com as tendências de mercado e propor desafios e soluções para negócios já estabelecidos.
O último pilar, foi criado para promover negócios por parcerias com fundos de investimentos, aceleradoras e programas de acesso a recursos de fomentos via iniciativas municipais, estaduais e federais. Para conseguirem se desenvolver as empresas contarão com apoio da Prefeitura de São Caetano, dos Governos Estadual e Federal, da Bossanova, Finep, Fapesp e do Anjos do Brasil.