A Prefeitura de São Caetano inaugura nesta quarta-feira (13/03) o Parque Tecnológico Municipal. O equipamento localizado na rua Samuel Klein, 83, Centro contará com a participação de universidades, investidores, empresas e o próprio governo no Desenvolvimento Econômico e Social. Ao RDtv o secretário Daniel Córdoba aponta que o local terá como lema “a conexão entre o conhecimento com os negócios”.
“O nosso Parque Tecnológico Municipal tem um fim social. Ele é público, ele é um parque tecnológico de inclusão empreendedora, para acolhimento dos nossos munícipes e empreendedores, e aqueles não munícipes, das regiões do nosso entorno, que queiram ingressar em São Caetano com seus investimentos, suas ideias e projetos inovadores”, explica.
O edital e a ficha digital para quem quer participar deste Parque estão no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (www.desenvolve.saocaetanodosul.sp.gov.br). Segundo Córdoba, tanto os empreendedores menores, que nem sequer contam com um CNPJ, quanto os médios e grandes podem utilizar deste equipamento para buscar conhecimento e tecnologia.
No caso dos empreendedores em fase inicial o Parque será utilizado de maneira virtual, através do Programa de Mentoria On Board. Os médios e grandes, mais consolidados, serão residentes no equipamento. Todos terão acesso aos treinamentos, capacitações, encontros com lideranças do mercado das mais diversas áreas.

Algumas universidades e escolas vão apresentar o seu conhecimento em forma de mentoria, entre elas, o Instituto Mauá de Tecnologia, USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), o Senai e a Fiap – Faculdade de Tecnologia. Empresas como a GM (General Motors) também vão participar.
Todos os projetos serão vistos, independente de fase, e os selecionados passarão por todo o processo de conhecimento antes da apresentação da proposta para investidores públicos e privados, que podem financiar essas ideias.
Tecnologia
Daniel Córdoba considera que o uso da tecnologia será transformador para toda a sociedade, independente do uso público ou privado. O secretário, que recentemente participou de um congresso do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), relatou o uso de meios digitais para a geração de emprego e renda, para a segurança pública, saúde e educação.
“Hoje a pauta é a transformação digital das empresas e dos governos. A transformação digital é a facilitação para as demandas governamentais dos usuários. Desde um pedido de poda de árvore, o acompanhamento de pais junto às matérias, frequências e notas dos alunos de forma digital. É a humanização do município, colocando à serviço da população essa digitalização, essa tecnologia para facilitar a mobilidade, o trânsito e outras áreas”, diz o chefe da pasta.
São Caetano também vem apostando em parcerias para aumentar essa presença digital do Poder Público. Recentemente foi feita uma parceria com o Google para o acompanhamento da emissão de gases veiculares. Também há uma parceria com a GM para a eletrificação de veículos e se busca outros parceiros para a instalação de pontos de recarga de veículos elétricos.