
Representantes de Diadema receberam nesta terça-feira (13/03), no anfiteatro do Paço Municipal, a comissão que representa o grupo que ocupa um terreno na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado, desde o final do mês de fevereiro.
Durante a reunião, foi apresentada a política habitacional do município e os ocupantes foram convidados a formalizar sua atividade em uma associação legalmente constituída, bem como apresentar um projeto habitacional, como vários que estão em curso com outras associações no município.
Com o encaminhamento da reunião, foi marcada e realizada uma vistoria na área para identificação de quantas famílias estão no local e congelamento da ocupação, ou seja, o grupo se comprometeu a não permitir a entrada de novas famílias. Em contrapartida, Diadema se comprometeu a não realizar novas operações de desmobilização da ocupação, até que seja definida na Justiça sobre a titularidade da área. A vistoria verificou que estão na área 13 famílias, que tiveram os barracos numerados.
A área ocupada é de propriedade de uma associação de moradia e conta com alvará, expedido pela administração municipal em fevereiro, para construção de 48 unidades habitacionais. A ocupação teve início em fevereiro, no feriado de carnaval, quando a Prefeitura removeu os barracos construídos. A ocupação foi retomada no final do mês e uma ação da CEICO (Comissão Especial Intersecretarial de Controle de Ocupação da Prefeitura de Diadema) promoveu o desfazimento da ocupação que estava em curso, retirando barracos inacabados e mantendo apenas sete, que estavam consolidados, embora construídos de maneira precária.