
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André receberá oficialmente nesta semana o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, a unidade passou por diversas avaliações nos últimos meses e agora é acreditada ONA Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.
A cerimônia de entrega da acreditação será realizada na quinta-feira (21/03), às 12h, na própria unidade, com presenças de representantes da ONA, da Fundação do ABC e da Diretoria do AME-SA.O reconhecimento contou com apoio da área de Qualidade da Mantenedora, que ofereceu suporte para atendimento às exigências da ONA e para adequação de protocolos assistenciais.
Para obtenção desse nível é necessária a identificação de processos definidos, mapeados e padronizados; sistema de indicadores de segurança e qualidade; elaboração de plano de objetivos e metas organizacionais; identificação de riscos e definição de mecanismos de controle.
Com foco na segurança do paciente, o AME Santo André passou por avaliação minuciosa da equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio. Atualmente, segundo a entidade, mais de 80% das instituições acreditadas no País adotam os padrões ONA.
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional. A certificação tem validade de dois anos.