
Diadema decreta a partir deste sábado (23/03) estado de emergência por causa do alto número de casos de dengue contabilizados na cidade. A decisão foi tomada em âmbito regional, juntamente com cidades integrantes do Consórcio ABC.
Dos cinco municípios associados, além de Diadema, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires também vão publicar neste sábado o decreto de emergência contra a dengue. Rio Grande da Serra ainda aguarda, uma vez que a incidência da doença naquela cidade, por enquanto, é baixa. São Bernardo e São Caetano não fazem parte do Consórcio.
Outra finalidade do decreto envolve o aumento do repasse do Governo Federal para ações de mitigação da dengue. Uma das atividades que serão organizadas regionalmente é um Dia D de combate à dengue em todas as cidades do ABC.
O decreto terá como base recomendação do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) de São Paulo, que orienta a publicação de estado de emergência em situações onde há grande incidência de casos a cada 100 mil habitantes, aumento nos atendimentos nos postos públicos e crescimento do número de óbitos.