
O Grupo Flying Low (@grupo_flyinglow) realiza temporada gratuita do espetáculo ‘Menino Assum Preto’, além de ciclos de conversa após as apresentações e oficinas de breaking, em Diadema. As apresentações serão gratuitas no Teatro Clara Nunes, dias 5 e 6 de abril, às 19h30, quando o grupo apresenta ‘Menino Assum Preto’.
Antes, no local, dia 1º (segunda-feira), de 9h às 11h30, acontece a aula fechada ‘Voando com Flying Low’ para os bailarinos da Companhia de Danças de Diadema, que compartilham métodos utilizados nas criações.
Depois, dia 19 de abril (sexta-feira), às 19h, o grupo faz apresentação gratuita no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André. No mesmo dia, de 10h às 13h, acontece também a aula aberta ‘Voando com Flying Low’.
Com duração de 50 minutos e classificação 16 anos, o espetáculo ‘Menino Assum Preto’ é inspirado na história do pássaro nordestino Assum Preto, tema de música de Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, que perde suas possibilidades de voar por o cegarem e é aprisionado para comercialização.
População periférica engaiolada
Através do corpo, a montagem propõe uma metáfora entre o desespero de ser engaiolado, no contexto contrabandista em que o pássaro ‘Assum Preto’ está inserido, e o ritmo repetitivo presente no cotidiano urbano e comercial de trabalhadores periféricos das grandes cidades.
‘Menino Assum Preto’ reflete sobre o estilo de vida massante da população periférica no sistema capitalista, a partir da imagem poética do pássaro que é impedido de usar as asas e vive engaiolado. Ao traçar paralelo entre a agonia do pássaro como produto e a agonia do cotidiano da classe trabalhadora, que também tem as “asas” cortadas pelas dores, dificuldades e traumas da vida, o espetáculo lança um olhar sensível sobre a busca desesperada por sobreviver dentro destes contextos.
“É uma busca constante por chegar em algum lugar onde possa haver a existência e não apenas a sobrevivência. Assim como o pássaro, que vive entre a tortura e o tormento, o processo criativo se estabelece ao dialogar diretamente com os traumas internalizados pelos intérpretes, que lançam olhar sobre o trabalhador periférico”, comenta o grupo.
Intérpretes e co-direção são de Emerson Silva Oliveira, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos, Manuel Victor dos Santos Pereira e Ricardo de Assis Ura.
As ações são do projeto Circula Assum foram contemplada no edital Proac nº4/2023, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Grupo Flying Low
O Grupo Flying Low surgiu em 2016, dentro do projeto social de dança Núcleo Luz, com o desejo de estimular a criatividade e promover conhecimentos técnicos e teóricos da dança breaking.
Em 2018, contemplado no Programa de Valorização de Iniciativas Culturais VAI, o grupo desenvolveu o espetáculo ‘Menino Assum Preto’, que circulou por importante palcos da dança como CRD – Centro de Referência da Dança de São Paulo, 5ª e 6ª Semana do Hip Hop Mogi das Cruzes, Sesc SP, entre outros.
Com apoio do Prêmio Aldir Blanc, o Flying Low criou o espetáculo ‘As pegadas do Kurupyra’, que estreou em 2022, inspirado em lendas folclóricas norteadas pelas perspectivas africana e indígena.
SERVIÇO
Temporada “Menino Assum Preto”
Apresentação 5 e 6 de abril (sexta-feira e sábado) às 19h30
Onde: Teatro Clara Nunes – Centro Cultural Diadema – Endereço: rua Graciosa, 300 – Centro, Diadema
Capacidade: cCapacidade: 371 pessoas. Distribuição de convites uma hora antes do espetáculo
Acessibilidade: acesso para pessoas com dificuldade de locomoção
Apresentação 19 de abril às 19h
Onde: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes – Endereço: rua Senador Fláquer, 110, no Centro, em Santo André
Capacidade: capacidade: 300 pessoas. Distribuição de convites uma hora antes do espetáculo
Acessibilidade: acesso para pessoas com dificuldade de locomoção
Aula Voando com Flying Low: 19 de abril de 2024 (sexta-feira)- Horário: 10h às 13h
Vagas: 30 – Grátis – Classificação: Acima de 16 anos – Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/