
Obras avançam no CEU de Diadema-Quarteirão da Educação, que está sendo construído na rua Pau do Café, no Jardim Promissão. As obras, mais de 50% finalizadas, seguem a todo o vapor em um complexo que será, além de tudo, um ‘edifício verde’.
Conceitualmente, são chamados de edifícios ou construções verdes aquelas que seguem novos parâmetros ligados a práticas sustentáveis e ao uso racional de recursos e podem, por exemplo, produzir o que consomem em termos de água e energia.
O projeto prevê 25 mil metros quadrados de área construída, o que inclui os três edifícios com escolas e amplos espaços para práticas esportivas e culturais de qualidade: quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.
A água que corre pelo edifício será reutilizada de várias maneiras, por exemplo, para regar as amplas áreas verdes e jardins previstos no projeto: 1.650 m2 de áreas verdes e 300 m2 de hortas. Outra maneira de utilizar a água será nas descargas dos vasos sanitários. Serão 1,8 mil vagas abertas: 260 para estudantes de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do Ensino Fundamental (1º aos 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Reaproveitamento da água da chuva, hortas integradas à pedagogia, amplas áreas verdes. Tem mais? Tem, ‘paredes verdes’, que nada mais são do que paredes que são recobertas por plantas. Essa inovação vai contribuir para melhorar o ar nas cercanias dos edifícios, ao absorver gás carbônico e liberar oxigênio, criando um microclima em toda a região mais ameno e úmido.
Por fim, o projeto prevê a utilização de várias ferramentas para poupar energia elétrica, como placas fotovoltaicas – que produzem energia a partir da luz do Sol – e placas de aquecimento solar da água. Para Fernando, a inspiração para criar um projeto tão diferenciado nasceu dos desafios atuais em termos de sustentabilidade enfrentados pelo planeta e, claro, por Diadema e toda a região.