
A Semana Santa é um dos principais eventos dentro da comunidade religiosa, principalmente para aqueles que seguem o catolicismo. A Diocese de Santo André, por exemplo, prepara programação especial com agenda que inclui missas e celebrações religiosas. Já Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra receberão encenações da “Paixão de Cristo”.
Em conversa com Padre Hamilton Gomes do Nascimento, pároco da igreja Matriz de Ribeirão Pires, o sacerdote explicou a importância e representatividade da Semana Santa para a comunidade católica. “É o tempo que celebramos a nossa fé e além dessa questão celebrativa, existem algumas ouras tradições, por ser o centro da fé, esta para nós é a semana mais importante do ano”, explicou.
A Semana Santa inicia a partir do domingo de Ramos, data que se comemora a chegada de Jesus Cristo à Jerusalém, passa pela crucificação de Jesus que aconteceu na sexta-feira e finaliza no domingo de Páscoa, com a ressurreição de Jesus. Todas essas celebrações se misturaram com tradições dos povos, oriundos da Espanha, Portugal, Brasil e migrações das pessoas do interior para as grandes cidades ao longo da história.
As principais tradições começam a partir do Domingo de Ramos com procissões durante a segunda, terça e quarta-feira santa. Já na quinta-feira santa, o ritual mais esperado é a Missa da Ceia do Senhor, popularmente conhecida como “missa do lava pés”. Na Sexta-Feira Santa, existem algumas celebrações tradicionais, a exemplo do ato conhecido como “cerimônia do beijo da cruz” e durante a noite, por volta das 18 horas, ocorre a proscrição do senhor morto.
Segundo o Padre, o sábado santo é o mais importante nas celebrações. “O sábado santo tem uma importância crucial, pois é a data que precede o domingo de Páscoa, então realizamos o rito da luz, sendo o acendimento do Círio Pascal em uma fogueira e todos entram com as velas acesas na igreja, proclamando a ressurreição de Jesus”, explica.
Muitas pessoas que não seguem a religião têm dúvidas da data exata que acontece a Páscoa, porém o Padre Hamilton explica como essa conta é feita. “A Páscoa acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia, depois do equinócio de primavera no hemisfério Norte. Essa é a tradição regida pelo calendário lunar, até por esse motivo, a Páscoa não é a mesma data todo ano”, explica.
Para o pároco, a Semana Santa é o tempo de acompanhar Jesus e mergulhar de cabeça na fé. “Para as pessoas, minha recomendação é acompanhar Jesus em seu processo de salvação e acrescer na fé, é preciso que estejamos de bem com a fé, para que ela possa nos acompanhar em outras questões”, diz.
Celebrações
Dentre as diversas celebrações que irão acontecer no ABC, a Diocese de Santo André preparou agenda completa com a presença do Bispo diocesano para que os fiéis possam se reunir e relembrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Confira:
Quinta-feira (28/03)
9h – Missa Crismal (Santos Óleos), no Salão Catedral Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo, Centro de Santo André)
19h30 – Missa do Lava-pés, na Catedral Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo, Centro de Santo André)
Sexta-feira (29/03)
8h – Vigília com Religiosos e Religiosas, na Catedral Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo, Centro de Santo André)
15h – Ação litúrgica da Paixão do Senhor, na Paróquia Santa Cruz (Av. Dom Pedro I, 40 – Bairro Silveira – Santo André)
18h – Procissão Comunidades do Areião, na Paróquia Imaculada Conceição Aparecida – (Rua Primo Bechelli, 310 – Parque Selecta – São Bernardo do Campo)
Sábado (30/03)
19h – Vigília Pascal, na Catedral Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo, Centro de Santo André)
Domingo (31/03)
7h – Missa Pascal com a Entrega dos Santos Óleos, na Catedral Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo, Centro de Santo André)
Paixão de Cristo
A tradicional encenação faz parte da agenda dos fiéis. A obra conta história da crucificação de Jesus Cristo e todo o arco que envolve este momento histórico. Em Rio Grande da Serra, a Cia Teatral independente “Celebra Vitoria” irá protagonizar a encenação de forma gratuita. O espetáculo acontece no salão paroquial da Igreja São Sebastião (av. Francisco Morai Ramos, 40, Centro de Rio Grande da Serra) a partir das 18h, na sexta-feira (29/03). (Leia mais)
Em Ribeirão Pires, a 18ª Paixão de Cristo acontece a partir da união da prefeitura com Conselho dos Pastores do município. A encenação da “Paixão de Cristo”, ficará nas mãos da Jeová Nissi. O evento será no Complexo Ayrton Senna e contará com o show especial da dupla Jefferson & Suellen.
Encenação da “Paixão de Cristo” (Cia Celebra Vitória”)
Local: Salão paroquial da Igreja São Sebastião
Endereço: Av. Francisco Morai Ramos, 40, Centro de Rio Grande da Serra
Data: sexta-feira (29/03) a partir das 18h
Quem puder contribuir, levar um quilo de alimento não perecível
18ª Paixão de Cristo
Local: Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna
Endereço: Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro de Ribeirão Pires
Data: sexta-feira (29/03) a partir das 17h
Entrada é solidária, com a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração para pet no dia e local do evento