
Quais são os avanços e as aplicações da Biotecnologia com base na produção científica realizada e apresentada nos periódicos de artigos científicos? Esta foi a pergunta que o aluno da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), César da Silva Robusti, tentou responder em sua pesquisa de IC (Iniciação Científica) recém-concluída.
O trabalho teve como objetivo apresentar e analisar os avanços e as aplicações da Biotecnologia com base na produção de artigos científicos, sendo, portanto, uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados de produções científicas disponíveis com a utilização de expressões de busca, como por exemplo, “Biotecnologia” e “avanços” e “tendências” e “aplicações”, entre outras, como as cores que representam as áreas de atuação da Biotecnologia no período de 2017 a 2022.
Para realizar a pesquisa, foram adotados os seguintes critérios: publicação em qualquer idioma (os principais idiomas são: Inglês, Espanhol e Português), estar entre os anos de 2017 a 2022, artigos que contivessem em seu conteúdo e/ou títulos e/ou resumo os descritores combinados na Língua Portuguesa ou na Língua Inglesa como: Biotecnologia; Aplicada; Tendências; Avanços; Aplicações; bem como respectivamente as cores que correspondem às classificações das áreas da Biotecnologia “Vermelho”; “Azul”; “Branco”, entre outras.
A Biotecnologia é uma área do conhecimento de grande importância principalmente para o século 21 devido aos avanços dos fármacos, da sustentabilidade e da produção de alimentos. “Conforme a convenção da ONU a respeito da diversidade biológica, o campo da Biotecnologia representa a aplicação de organismos vivos e seus derivados com a utilização da tecnologia para fabricar ou modificar produtos ou processos”, explica César. Ele acrescenta que o projeto também estava alinhado com as Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em específico com o item 2 – tecnologias habilitadoras – Biotecnologia e com as Diretrizes institucionais do Plano Estratégico de Desenvolvimento da USCS 2030 (PED USCS 2030) na Linha Estratégia 4: Inovação Tecnológica para Integração Global, Regional e Local.
Ao todo foram selecionados 115 artigos dessas bases de dados, que foram analisados minuciosamente pelos autores e o conteúdo do resumo dos artigos analisado por meio do software Iramuteq com o intuito de apresentar a nuvem de palavras mais frequentes, os conglomerados dos termos mais utilizados, a árvore de similitude e a classificação hierárquica descendente.