
Abril ganhou a cor marrom para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção de doenças oculares e, principalmente, da cegueira. No Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 1,2 milhão de pessoas são cegas e 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser tratados ou evitados se diagnosticados precocemente.
Para o oftalmologista Fernando Naves, do hospital Santa Casa de Mauá, a proposta da data é conscientizar sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira, além da reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade.
Para prevenir a cegueira e outras patologias, vale estar sempre atento aos sintomas e os mais comuns são os erros refracionais – que impedem que as imagens sejam formadas de maneira nítida na retina dos olhos; a catarata – que ocorre devido ao envelhecimento do cristalino; o glaucoma – aumento da pressão interna do olho, que causa a lesão do nervo óptico e a perda progressiva do campo visual; a retinopatia diabética – causada pelos níveis descontrolados de glicemia e a degeneração macular, relacionada à idade – lesão progressiva da mácula, área central e vital da retina.
Manter uma boa saúde colabora para a preservação da qualidade de vida e dos olhos. Por isso, é importante não fumar, proteger os olhos dos raios solares e manter uma dieta balanceada com complementação vitamínica.