O fim da janela eleitoral não significa o fim das negociações mirando as eleições municipais. Ao RDtv desta terça-feira (09/04), o vereador de Santo André Jobert Alexandrino, o Professor Minhoca (Podemos), afirmou que foi procurado pelo vice-prefeito Luiz Zacarias (PL) para compor o grupo dissidente, inclusive com a possibilidade de vice na futura chapa. Porém, o parlamentar negou a oferta e preferiu seguir no grupo do atual prefeito, Paulo Serra (PSDB).
A tentativa de Zacarias em tirar Jobert do grupo governista foi revelada por Minhoca enquanto o vereador confirmava a tentativa do pré-candidato a prefeito de buscar lideranças de seu grupo.
“Minha pessoa foi procurada e o recado que chegou foi que mais cedo ou mais tarde nós vamos ser o vice dele (Zacarias). Toda hora chega coisa dele. Mas a nossa parceria ela é única, nós vamos juntos com o nosso prefeito aqui (Paulo Serra), junto com os nossos 28 pré-candidatos (a vereador) também”, disse Jobert Minhoca.
O vereador considera que a saída de Luiz Zacarias desta base governista tenha sido uma consequência de um processo de “aceleração” da definição do nome que teria o apoio de Paulo Serra. “Eu acho que esse acelerar, só ficar pensando na eleição acaba estressando, mas eu desejo boa sorte. Acho realmente que ele poderia ter ficado (no grupo do Governo), é uma pessoa que temos carinho”.

Apesar de negar a ida para o grupo de Zacarias e de ter desistido de uma possível pré-candidatura para prefeito, Professor Minhoca ainda aguarda a possibilidade de ser indicado como um nome para vice da futura chapa. A expectativa nos bastidores é que o anúncio do cabeça da chapa seja feita por Serra em maio, logo após todo o calendário de celebrações do aniversário de 471 anos de Santo André. Outro nome que é cogitado para ser o número dois é o do líder de governo, Pedrinho Botaro (PSDB).
Câmara
Jobert Minhoca está confiante com a possibilidade de fazer uma bancada com pelo menos três vereadores do Podemos na Câmara de Santo André. Tal possibilidade leva em conta o aumento do número de cadeiras (de 21 para 27) e a saída de alguns parlamentares como Eduardo Leite (PSB) e Edson Sardano (Novo) que são pré-candidatos a prefeito.
O vereador considera que montou uma chapa em que o partido fique entre os cinco mais votados na cidade, principalmente com as chegadas do vereador Toninho Caiçara e do suplente Daniel Buissa, sendo que este último pode assumir uma cadeira por 15 dias ainda neste primeiro semestre.
Sobre suplentes que podem assumir interinamente uma cadeira na Câmara, Professor Minhoca enfatizou que tal situação será regra no Podemos. Por exemplo, se o Podemos conseguir formar uma chapa com três vereadores, Jobert afirma que os três suplentes vão assumir por 15 ou 30 dias, assim potencializando nomes da legenda.