
Após mais de duas semanas da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), apenas 14,06% do público-alvo principal da ação receberam o imunizante. A meta do ABC é de 789 mil pessoas vacinadas, mas até o momento, 110.940 pertencentes a grupos prioritários, como crianças de até seis anos, gestantes, professores do ensino básico e idosos foram vacinados. Para incentivar ainda mais a adesão, as cidades vão realizar o ‘Dia D’ de vacinação, no dia 13 de abril.
São Bernardo tem o maior número de vacinados contra a gripe, com 44.413 doses da vacina contra a Influenza aplicadas, isto porque a cidade antecipou a campanha para dia 22 de março. As doses são administradas nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sem necessidade de agendamento.
O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h.
Santo André está com 25.740 pessoas imunizadas das 287.012 incluídas nos grupos prioritários. Atualmente, a vacina está disponível nas 34 unidades de Saúde e, é necessário apresentar documento com foto e número do CPF, documento ou exame ou receituário médico, que comprove a condição prioritária.
Diadema vacinou 14.955 pessoas nas duas semanas de campanha e a meta da cidade é vacinar de 83 mil pessoas. O imunizante está disponível em todas as UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e no Carro da Vacina, de acordo com a agenda do posto itinerante. Confira os endereços em portal.diadema.sp.gov.
Em São Caetano, foram aplicadas 10.997 doses desde o início da campanha e, o público-alvo da cidade é de 79.929 pessoas. A vacinação no município acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Super Centro de Saúde. Profissionais pertencentes aos grupos prioritários devem apresentar sua carteira de entidade de classe, professores holerite ou crachá e indivíduos com doenças crônicas e outras condições especiais relatório médico ou receita atualizada.
Em duas semanas da 26° Campanha Estadual de Vacinação Contra a Influenza, foram imunizadas aproximadamente 5 mil pessoas do grupo prioritário em Ribeirão Pires. Em Rio Grande da Serra, 817 pessoas foram vacinadas contra Influenza.
Mauá não informou os números atuais da vacinação até o fechamento desta reportagem.
Quem pode se vacinar?
A campanha é para os grupos prioritários, que compreendem idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, população indígena, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 30 dias), gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Profissionais pertencentes aos grupos prioritários devem apresentar sua carteira de entidade de classe, professores holerite ou crachá e indivíduos com doenças crônicas e outras condições especiais relatório médico ou receita atualizada. Crianças devem estar acompanhadas de um dos pais ou responsáveis.
Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) da região vão atender o esquema de vacinação e, para isso, é recomendado o paciente leve documento de identidade com foto, cartão SUS, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.