
Em nota enviada na noite desta terça-feira (23/04), a concessionária de energia Enel confirmou que a conta recebida pelo morador do Jardim Bela Vista, em Mauá, realmente é falsa. Em reportagem publicada pelo RD o morador afirmou que recebeu uma conta fraudulenta com seus dados e em papel igual ao da empresa de energia. A empresa disse também que acionou as autoridades sobre essa situação. Por enquanto ainda não foram identificadas novas vítimas.
“A Enel Distribuição São Paulo informa que, em relação ao caso mencionado de fraude realizada por criminosos que utilizaram indevidamente o nome da empresa, já tomou medidas legais cabíveis, acionando os órgãos competentes. A distribuidora orienta que os clientes afetados por tais crimes ou suspeita deles, além de registrar ocorrência junto às autoridades policiais, visando investigação e responsabilização dos culpados, entrem em contato com a empresa por meio dos canais oficiais. A companhia ressalta que foram intensificadas campanhas de comunicação para orientar os consumidores na prevenção de golpes e fraudes. É possível acessar informações úteis e orientações no site oficial (https://www.enel.com.br/pt/golpes_e_fraudes.html)”, diz nota da companhia.
Para garantir a segurança dos pagamentos via boleto bancário, a companhia indica que os clientes utilizem o validador de boleto disponível no site oficial da Enel (https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Para_Voce/validador-de-boleto.html). Essa verificação é uma etapa crucial na hora do pagamento e contribui significativamente para evitar possíveis fraudes. Canais oficiais Site: www.enel.com.br e selecione o seu estado App: Aplicativo gratuito, Enel São Paulo, permite que você acesse de forma prática diversos serviços (Google Play ou Apple Store). Ouvidoria: 0800 72 73 110 em dias úteis, das 8h às 18h Central de Relacionamento com o Cliente: Enel SP: 0800 7272 120 (ligação gratuita para fixo e celular) Central de” Relacionamento para deficientes auditivos: Enel SP: 0800 77 626 (ligação gratuita para fixo e celular).
O consumidor, Osvaldo Gomes, contou à reportagem que na data da leitura dois leituristas apareceram. O primeiro deixou a conta que era falsa. Ele suspeitou dos valores e procurou o site da companhia que informava valores diferentes de conta. A diretora do Procon de Santo André, Doroti Cavalini o consumidor deve ficar atento com o pagamento. “A maior orientação é verificar, antes de confirmar o pagamento quem é o credor. Se está fazendo a operação em um caixa eletrônico, verificar antes de confirmar se é para a Enel mesmo que está pagando. O consumidor também pode suspeitar de uma leitura em dia diferente do normal, valores e dados preenchidos na conta”, explica.