Um projeto que nasceu há 16 anos para atender crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, no bairro Parque Central, em Santo André, já ultrapassa fronteiras. A Associação Locomotiva João Ramalho, que atua na inclusão sociocultural por meio do ensino e prática coletiva da música em Santo André, Mauá e São Paulo, vai expandir o trabalho para mais lugares de São Paulo no segundo semestre deste ano. Os destinos serão Sorocaba, Jundiaí, Campinas e entre os locais, uma instituição em Moçambique, país localizado na África Oriental. Além disso, outra novidade será uma turma com o público idoso.

Quem anuncia as novidades é o diretor da Associação, Sergio Schuindt, que está à frente do projeto desde a criação, em meados de 2008. Em entrevista ao RDtv, Schuindt explica que a parceria entre a ONG e Moçambique despontou após um intercâmbio entre os países. “Foi enviado um professor do Brasil ao país africano e Moçambique mandou um aluno de lá para o Brasil para aperfeiçoar as habilidades instrumentais”, comenta.
Orquestra Master
A outra novidade para esse ano é a abertura de aulas para o público idoso na unidade de Santo André, denominado “Orquestra Master”. A princípio, o curso será para pessoas a partir de 60 anos, com 52 vagas, portanto as vagas serão limitadas. Para ajudar na locomoção, haverá uma van para o transporte gratuito dos idosos em alguns pontos chaves de Santo André. As aulas serão feitas às segundas, quartas, sextas, das 13h às 14h30. “A previsão é que as inscrições aconteçam em maio e o início a partir de agosto”, destaca Schuindt. O processo da inscrição será divulgada nas redes sociais da ONG.
Projeto
A Associação é voltada para crianças e adolescentes em situações sociais e ambientais menos favorecidos e, para a admissão no projeto, a criança precisa atender os seguintes requisitos: ter entre sete e 17 anos, ser alfabetizada e estar matriculada em uma escola, seja ela privada ou pública. As aulas são de segunda à sexta, com duas horas de duração.
Os alunos tem contato com diversos instrumentos, como violino, viola, contrabaixo, teclado e bateria. Além da grade das aulas, o aluno tem a oportunidade de colocar todo conhecimento adquirido nas apresentações que são feitas aos fim de semana, em eventos, a cada 15 dias.
A Associação tem parceria com 20 instituições que custeiam hoje todas as despesas e ajudam a manter a estrutura da entidade. Atualmente, a ONG atende cerca de 700 alunos e cerca de 3 mil crianças e adolescentes já passaram pelo projeto.
Para aqueles que desejam saber mais, contribuir ou se voluntariar no projeto, basta entrar em contato por meio do site: projetolocomotiva.org; do Instagram: @projetolocomotiva; Facebook: Projeto Locomotiva.
A sede da ONG fica na av. dos Estados, 6755 – Parque Central, em Santo André.