
A programação cultural do ABC neste fim de semana reúne opções de shows, exposições, espetáculos e peças. Veja a agenda completa:
Eventos no Teatro Municipal de Mauá
O Levantador de Toadas do Boi Caprichoso, Edilson Santana, vai levar seu novo projeto musical “Edilson Santana, canta as duas tribos de Parintins em São Paulo” para o Teatro Municipal de Mauá (rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia), neste sábado (27/04), às 19h.
Edilson é item oficial do Boi Bumbá Caprichoso do Festival de Parintins no Amazonas, além de ser um artista com muitos anos de carreira local e que agora deseja se apresentar em outros estados brasileiros.
O ingresso custa R$ 20 e está disponível no site: www.sympla.com.br. Além de contribuir para a difusão da nossa rica cultura, o projeto também proporciona expansão do projeto musical do cantor. Um dos objetivos do artista também é dar visibilidade para o maior Festival Folclórico a céu aberto do país, o Festival de Parintins.
Expo Culturas Unidas 2024 apresenta cultura mexicana em Mauá, no domingo (28/04), a partir das 10h. Destaques incluem música, dança, batalha de Break e exposição de rádios antigos. A entrada é solidária, com a entrega de 1 kg de alimento não perecível para ajudar famílias locais.
Encontros no Centro Cultural Eldorado em Diadema
O Centro Cultural Eldorado (av. Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 41 – Eldorado), recebe nesta sexta-feira (26/04), as 15h, a contação da história autoral “Sopro de Tupã”, da Cia Teatro Arruaça. O espetáculo é gratuito. O evento faz parte do projeto de contação de história do coletivo: “Em Cada Canto, Um Conto” e convida os espectadores a refletirem sobre a riqueza da mitologia indígena e sobre as consequências de nossos atos.
Já no domingo (28/04), a partir das 16h, o espaço realiza o evento gratuito “Roda de Samba da Prudente”. O dia conta com o show da cantora de samba Fabiana Bombom e do DJ Petsu. A atividade está em sua 26ª edição e acontece uma vez por mês desde março de 2022. Em dois anos de realização, já se apresentaram diversos grupos e cantores, como o Batuque Saiu da Cozinha, Arquivo do Samba, Sagrado Pagode, Vanessa Reis e outros artistas da cidade.
A cantora é vista como uma das grandes revelações do samba paulista e já passou pelos palcos de Reinaldo, Péricles, Monarco, Leci Brandão, Belo, Marquinhos Sensação, Velha Guarda da Portela e Grupo Fundo de Quintal.
86ª Festa do Pilar de Ribeirão Pires
A 86ª Festa do Pilar de Ribeirão Pires está prestes a agitar a cidade com programação repleta de música e celebrações. O evento, que acontecerá na Capela de Nossa Senhora do Pilar ( rua Alecrim, 1 – Pilar Velho) entre 27 de abril e 1º de maio, reunirá apresentações culturais, atividades esportivas e religiosas.
A festa terá início no sábado (27/04), com apresentações imperdíveis. Às 18h30, o grupo Pixaim Forró promete animar o público com seu ritmo contagiante. Logo em seguida, às 20h, será a vez de Carol Melo e Karla subirem ao palco, garantindo uma noite cheia de energia e boa música.
No domingo (28/04), a diversão continua com mais duas atrações musicais. Às 18h30, Simão e Felipe prometem encantar o público com seu talento musical. E às 20h será a vez do Peixe Elétrico agitar a plateia com seu repertório animado.
Com entrada gratuita, os organizadores incentivam o público a contribuir com uma doação voluntária de 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração.
Show no Teatro Elis Regina em São Bernardo
No sábado (27/04), o grupo Gravina Jazz Band apresenta sonoridade com características e arranjos modernos. A proposta é criar no ambiente uma atmosfera musical com vários temas nacionais e internacionais, nos estilos jazz, samba, bossa nova, baião, entre outros. O show será às 20h30 e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do evento.
Espetáculo no SonatAérea – Espaço Acrobático em São Bernardo
O espetáculo circense “Nós Não Andamos Sós”, com direção de Rodrigo Matheus e com os artistas Carlos Sugawara e Dani Barros (Circo Soul), faz única sessão gratuita no domingo (28/04), às 18h. O personagem Allan, um homem cis-hetero com tendências binárias, é vivido pela atriz e performer Dani Barros, que apresenta sua autodescoberta e orienta a camada narrativa. Esse “homem” revela sua trajetória que vai de cisgênero ao gênero fluído, simbolizada por meio de sapatos e técnicas circenses.
A seguir, os artistas representam outras histórias e trazem outras personagens, como por exemplo, a história de uma mulher lésbica que questiona sua orientação e identidade. Por fim, em outra camada vem a alegoria de um programa jornalístico para informar, de maneira lúdica, texto e dados reais.
Em “Nós Não Andamos Sós”, a narrativa é construída em camadas para mostrar a diversidade de variações que representam o universo LGBTQIA+, formado por diferenças de posicionamento, de identidade de gênero e de orientação sexual. Os gêneros binários são construções sociais que, ao longo da história da sociedade ocidental, norteiam o entendimento hegemônico sobre o tema.
Com isso, a premissa do trabalho é de que cada ser humano é único, e que todos são capazes de amar, e destacar que há muitas formas de amar. Para tanto, o trabalho mostra, por meio de vários personagens e citações, que o mundo é mais diverso do que se sabe ou se percebe.
22ª edição da Feira de Brechós do ABC
A Feira de Brechós do ABC volta para sua 22ª edição com a moda sustentável e circular. O evento retorna ao centro de Santo André no sábado (27/04), das 12h às 20h. A entrada é gratuita e o local é acessível e pet friendly. O evento acontece no Cine Theatro Carlos Gomes (rua Senador Fláquer, 110 – Centro).
São 60 brechós expositores que reúnem o melhor da moda vintage, plus size, infantil, street wear, calçados e acessórios. O evento também conta com expositores de discos, arte, decoração e a sempre concorrida arara de trocas, o ‘Trocaria’, onde os participantes podem trocar peças de roupa (limitadas a 5) em perfeito estado por pontos para novas aquisições. Trocas válidas somente dentro do estande.
O evento conta com uma praça de alimentação que oferece hambúrgueres gourmet, cervejas artesanais, espetinhos, opções veganas, açaí e delícias caseiras. Para mais informações e atualizações, basta acessar o Instagram da Feira de Brechós do ABC (@feiradebrechosdoabc).
Concerto especial na reinauguração do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, em Santo André
A Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André) apresenta, nos dias 27 e 28 de abril (sábado e domingo), as 19h30 e as 11h, respectivamente, um concerto especial, com a participação do Coro da Cidade e artistas regionais, em programação que integra a agenda de reinauguração do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence.
Os ingressos são gratuitos, limitados a dois por pessoa, e serão distribuídos na bilheteria do teatro com duas horas de antecedência de cada concerto. O espetáculo terá as presenças de importantes artistas vinculados a cidade, de todos os gêneros e matizes musicais.
O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence está localizado na Praça IV Centenário, s/nº, no Paço Municipal de Santo André, Centro.
Projeto Polifonia Urbana em Santo André
No próximo sábado (27/04), o Parque Guaraciaba (avenida Valentim Magalhães, 1655 – Condomínio Maracanã) será palco de mais uma edição do Projeto Polifonia Urbana, com objetivo de aguçar os ouvidos e a escuta para as várias vozes que vão se apresentar, além das intervenções artísticas que também vão acontecer no espaço.
O projeto vai contar com vários artistas locais em destaque, com apresentações musicais e oficinas. Shows com Mcs vão ocorrer com sons do funk, haverá ainda espaço de graffiti, oficina de stencil (técnica para aplicar um desenho em uma superfície) e pintura facial.
As apresentações musicais vão ficar por conta do Mc Kibom, Mc Sterlin, com o melhor do funk, DJ Léo Sheik, com baile do flashblack, Thay Santos, com MPB e Pop Rock, e Miqueias Duque, com intervenções artísticas.
O Projeto Polifonia Urbana faz parte das comemorações pelos 471 anos de Santo André. Todas as atrações do aniversário da cidade estão disponíveis no site www.santoandre471anos.com.br.
Eventos na Fundação das Artes em São Caetano
Em cartaz na Fundação das Artes, em São Caetano, a peça “A Visita da Velha Senhora” terá quatro sessões traduzidas com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O espetáculo de formatura da Turma 70 da Escola de Teatro da instituição utiliza o texto do autor suíço Friedrich Dürrenmatt, encenado pela primeira vez em São Caetano. A entrada é franca.
A temporada segue até 11 de maio, sempre às sextas-feiras, às 20h, e aos sábados, às 19h. As sessões com tradução pelas intérpretes em Libras Karina Nonato e Sabrina Caires serão nos dias 26/04 (sexta), 04/05 (sábado), 10/05 (sexta) e 11/05 (sábado). Nesta semana, a Fundação das Artes comemora seus 56 anos de existência.
O espetáculo apresenta a cidade de Güllen, que está em situação de miséria devido a graves problemas econômicos. Os cidadãos decidem, como última forma de salvação, apelar para a ajuda de uma excêntrica bilionária e ex-moradora do município que resolve fazer uma visita depois de anos distante. Porém a ajuda tão desejada não virá de graça, e os cidadãos precisam ser levados a se questionar: qual o limite da humanidade?
O Teatro Timochenco Wehbi, na Fundação das Artes, fica na rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Oswaldo Cruz. A classificação indicativa é 14 anos. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados, na bilheteria, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início das sessões.
No sábado (27/04) e 4 de maio (sábado), o Projeto “Cíclico” será exibido na Fundação. A ação é composta por duas apresentações teatrais e um workshop exclusivo para mulheres. A programação é gratuita e ocorre na Unidade Milton Andrade da instituição (rua Visconde de Inhaúma, 730).
O espetáculo “Cíclico” é encenado por Gabi Costa, atriz negra formada pela Fundação das Artes. Partindo da trajetória de mulheres de sua família, a atriz investiga uma série de memórias que se cruzam com as suas, como uma repetição ensaiada, aprendida de forma cíclica. O espetáculo questiona o papel das mulheres dentro de famílias atingidas pela dependência química, dando protagonismo a elas.
O workshop “Expressão Corporal, Autoestima e Ancestralidade” será com Juliana Ferraz. A artista utiliza seus conhecimentos em dança afro e danças brasileiras para propor uma relação de intimidade entre a mulher e seu corpo, de forma ancestral.
Outras informações disponíveis em https://conecta.bio/ciclico.espetaculo.