
Skate, música e solidariedade foram os ingredientes neste domingo (28/4), no resgate do Dia D Solidário, festival realizado no Paço de Santo André. A ação idealizada pelo skatista andreense hexacampeão mundial Sandro Dias, feita três vezes (2006, 2007 e 2008) fez parte do calendário de eventos do aniversário de 471 anos da cidade.
O público não apenas se divertiu com as músicas de Marcão Britto e Thiago Castanho (Charlie Brown Jr. 30 anos) como vibrou com as manobras de skatistas profissionais e amadores, e doou 1,5 tonelada de alimentos não-perecíveis em troca do ingresso no evento.
O montante será encaminhado para o Banco Municipal de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, que ajuda 124 entidades assistenciais cadastradas e, consequentemente, cerca de 55 mil pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.
“Depois de 16 anos o Dia D esteve de volta em um grande evento no Paço Municipal, que abrilhantou ainda mais a programação do aniversário de Santo André”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Antes do show, skatistas de todas as idades desafiaram os quatro metros de altura do half pipe montado no estacionamento do Paço. Na parte da manhã aconteceram as eliminatórias, enquanto após o almoço foram realizadas as finais. No masculino amador, Pietro Nunes, de 13 anos, foi o campeão, enquanto no feminino open, Helena Laurino, 12, levou a melhor.
E não foram apenas os shapes, trucks e rolamentos e rodinhas que marcaram presença, como as duas rodas das motos de motocross com Fred Kyrillos e convidados, que arrancaram suspiros do público com saltos e manobras radicais.
Depois, Charlie Brown Jr. 30 anos subiu ao palco com sucessos da banda santista que marcou gerações. E em momento de interação entre músicos e esportistas, diversos skatistas ligados a Santo André se apresentaram enquanto a banda se apresentava, casos de Sandro Dias, Karen Jonz, Rony Gomes, Dan Cezar, Italo Penarrubia e Raicca Ventura.