
A Biblioteca Olíria de Campos Barros, em Diadema, promove em todas as segundas-feiras de maio, à 14h, a atividade “Segundas Literárias”. O evento pretende imergir as crianças nas obras de Lúcia Fidalgo e Fabiana Salomão, que escreveram livros sobre a vida e o legado de Cora Coralina, João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado.
No dia 6 de maio (segunda-feira), a biblioteca estuda a obra “Cora, Coração Coralina”. Goiana, Cora Coralina aos 14 anos começou a escrever seus primeiros textos e publicá-los nos jornais de sua cidade. Exerceu, também, a profissão de doceira. No entanto, foi aos 75 anos que escreveu sua primeira obra, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”.
No segundo encontro, no dia 13 de maio (segunda-feira), o público infantil se aprofunda em “João, o menino Rosa”, sobre João Guimarães Rosa. Inventava palavras de um jeito próprio, dando um caráter peculiar às suas obras. Aos 28 anos, lançou “Magma” e não parou, publicando, ao decorrer de sua trajetória literária, sete livros.
No dia 20 de maio (segunda-feira), será realizada a análise de “Carlos, Menino Poeta”, que homenageia Carlos Drummond de Andrade. Um dos mais influentes poetas do Brasil tinha um sonho que carregava desde criança: viver para as letras e a poesia. Lutou tanto que, atualmente, é a personificação da literatura pelos quatro cantos do mundo. Até sua morte, aos 84 anos, tinha entregado 49 obras-primas ao mundo.
Na última reunião, no dia 27 de maio (segunda-feira), será debatido “Jorge, O Amado Escritor”. Baiano, desde pequeno apreciava a leitura e a escrita. Então, aos dez anos, criou o jornal “A Luneta”. Quando cresceu, por conta dos seus ideias comunistas, foi perseguido por militares e se exilou em Paris. Escreveu, ao todo, 38 publicações literárias.
A Biblioteca Olíria de Campos Barros está localizada na rua Graciosa, 300, no Centro.