
A Faeng (Faculdade de Engenharia) do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) ganha reforço para a formação prática dos estudantes. A instituição investiu em laboratório de plasma com tecnologia para tratamento de resíduos, que permite a geração de energia e hidrogênio, e dispensa o uso de aterros e incineradores.
O equipamento foi obtido numa parceria com a empresa RAE Electric. O plasma é um jato de gás super aquecido, pode atingir temperatura de 20 mil graus celsius, superior a temperatura do sol. Nessa temperatura as moléculas do ar se comportam de forma diferente, formam o que chamamos de 4º estado da matéria.
As outras 3 são sólido, líquido e gasoso. Essa tecnologia é utilizada para o tratamento de resíduos, fato que a torna uma tecnologia sustentável e chamada de lixo zero.
O laboratório terá uma utilização multidisciplinar e será utilizado por estudantes de todas as engenharias. Num primeiro momento o foco será as pesquisas desenvolvidas por alunos e professores, como projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Importante ressaltar que a R A E Electric é cadastrada no Parque Tecnológico de Santo André por meio do hub de inovação, podendo receber demandas regionais. Além do tratamento de resíduos, a tecnologia é utilizada para produção de nano materiais para aplicações avançadas.