ABC - sexta-feira , 25 de abril de 2025

Falta de água em Ribeirão Pires e São Bernardo é problema constante

Moradores de Ribeirão Pires alegam viver com o problema de desabastecimento há, pelo menos, 10 anos (Foto: Reprodução/Canva)

Munícipes de São Bernardo e Ribeirão Pires estão cansados de enfrentar a falta de água constante em alguns bairros. De acordo com os reclamantes, o desabastecimento acontece todas as semanas e, em especial nesta última, desde segunda-feira (29/04) algumas casas estão sem água nas torneiras.

Em Ribeirão Pires, as reclamações partem dos mais diversos pontos da cidade, entre eles, o bairro Somma. Segundo a moradora Yvie Baldie, sua casa chegou ao quarto dia sem água nesta semana. “Desde segunda-feira a Sabesp diz que a água vai voltar, porém, não volta nunca”, diz. Apesar do longo período, a moradora comenta que o bairro sofre com o desabastecimento de água há anos. “São pelo menos 10 anos que vivemos nessa situação. Tem vezes que ficamos quase a semana toda sem água”, completou.

Newsletter RD

No bairro Santa Tereza, também na cidade, a situação não é diferente. A residente Keila Diniz relata que além de não receber água, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp costuma fazer cobranças indevidas, devido a pressão nos canos de abastecimento. “Falta água o tempo todo e quando volta o ar que fica comprimido no cano, o que causa uma grande pressão e faz com que o relógio gire sem parar”, comenta.

Segundo ela, o valor da conta de água vem muito alta por causa disso em razão do ar. “Além de não recebermos a água e pagarmos caro por isso, também tenho que pagar pelo ar no cano”, diz. Keila comenta que há pelo menos três meses a água acaba constantemente no bairro, e nesta sexta-feira (03/05) a água voltou por volta das 5h, porém quando já às 11h os canos voltaram a secar.

O munícipe Thiago Castilho, morador da rua Arthur Gonçalves Couto, no Bosque Santana, relata que há pelo menos dez anos, a água costuma acabar após as 21h. “Aqui é essencial ter caixa d’água. Há dez anos que acontece o desabastecimento e quando ligo na Sabesp falam que a água não é fechada, só justificam que é porque não tenho caixa d’água”, diz.

Em São Bernardo, moradores da rua Amâncio de Carvalho passam pelo mesmo problema. A água costuma acabar com frequência ao longo da semana, mas desta vez, os moradores estão desde sábado (27/04) sem água. Sheila Franco foi uma das afetadas, e relata as dificuldades de ficar sem água por tanto tempo. Ela tem um irmão que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), e a doença deixa o paciente acamado.

“Meu irmão se alimenta por sonda estomacal e isso exige muita higiene, tanto com ele quanto com a casa. A nossa roupa, por exemplo, pode esperar um pouco para lavar, mas as dele não”, defende. “Tivemos que usar galões de água para dar conta das atividades de casa nesse período, foi muito difícil”, relata.

O que diz a Sabesp?

Em nota a Sabesp informa que a falta de água em Ribeirão Pires se dá em razão das altas temperaturas. Segundo a empresa, o calor aumentou o consumo de água, o que causou defasagem nos reservatórios. “Devido as altas temperaturas e o alto consumo, o nível dos reservatórios que abastecem Ribeirão Pires estão abaixo do normal, impactando o abastecimento, principalmente nos bairros mais altos e distantes”, justifica.

Com relação à São Bernardo, a empresa informou que o abastecimento está sendo normalizado. “O abastecimento em São Bernardo está sendo normalizado após a conclusão da manutenção emergencial de equipamento da Estação de Tratamento de Água Rio Grande”.

Para caso pontuais, o morador pode entrar em contato com a empresa. Basta fornecer endereço completo para realização de vistoria. O contato pode ser feito pelo telefone 0800-0550195 ou pelo WhatsApp (11) 3388-8000 (somente mensagem de texto).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes