
Levar informação e sobre o câncer bucal e identificar precocemente possíveis lesões suspeitas de malignidade ou a doença em estágio inicial são os principais objetivos da Campanha de Rastreamento de Câncer de Boca, promovida por Diadema a partir desta segunda-feira (06/05), em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
O público da campanha é composto por pessoas a partir de 40 anos. É importante ser feita uma autoavaliação para detectar precocemente qualquer alteração e, assim, intervir. Quando o diagnóstico é tardio ou em estágio avançado, as chances de cura ficam reduzidas. O diagnóstico precoce contribui para mais de 95% de chance de cura da doença. Não é preciso agendamento para realizar a avaliação. Basta ir até sua UBS de referência com documento de identificação e carteirinha da Unidade.
O autoexame deve ser feito em frente ao espelho e em ambiente iluminado, para melhor visualização. Lavar as mãos e remover próteses dentárias, caso a pessoa fizer uso. Examinar pescoço, comparando os lados direito e esquerdo e há presença de caroços ou áreas endurecidas. Puxar o lábio inferior para baixo e apalpar, repetir o procedimento com o lábio superior. Avaliar o lado interna das bochechas. Puxar a língua para fora e apalpar toda a extensão, observar os dois lados da língua e a parte de baixo. Não esquecer do céu da boca e o fundo da garganta.
Entre os principais fatores de risco para a doença estão o uso de álcool e fumo. Já os sinais sugestivos do câncer bucal são feridas que não cicatrizam em até duas semanas; manchas brancas, vermelhas e/ou negras em gengiva, língua, lábios, bochechas e céu da boca; inchaço; dormência na língua; sensação de “espinho na garganta”; e dificuldade para engolir ou para movimentar a língua.
Realizar o autoexame ao menos duas vezes ao ano e, caso note alguma alteração, procurar a UBS mais próxima para avaliação da equipe odontológica pode fazer a diferença no diagnóstico precoce.