
A Pinacoteca de Mauá comemora seus 20 anos com uma exposição mais do que especial, nomeada de “Pinacoteca de Mauá – 20 anos de arte, conexões e memória”. A mostra, que encerraria no dia 4 de maio, foi prorrogada e agora estará disponível até 19 de maio.
A exposição tem curadoria de Maria Luiza Meneses e Cecília Camargo. Ao todo, são mais de 60 obras do acervo artístico municipal, que evidenciam a importância da Pinacoteca para o desenvolvimento sociocultural no ABC.
As obras estão disponíveis no Teatro Municipal de Mauá, e a visitação pode ser realizada gratuitamente de segunda a sábado, das 9h às 18h.
Exposição
“Pinacoteca de Mauá – 20 anos de arte, conexões e memória”, apresenta para o público uma gama de obras de diversos artistas, incluindo nomes proeminentes da arte brasileira como: Lasar Segall, Luiz Sacilotto, Hans Grudzinski e Tomie Ohtake, com importante destaque para obras de artistas da região como Aluísio dos Santos e Dener de Souza. Algumas estarão pela primeira vez na Pinacoteca, como a série Oxum, de Talita Rocha. E outras inéditas, como obras de Yasuichi Kojima, o Díptico, de Sheyla Ayo e o vestido de Lisa Mangussi.
Segundo Maria Luzia, a exposição apresenta além de uma experiência visual, mas imersiva e que aguça diversos sentidos no público. “A diversidade de técnicas e suportes, incluindo telas, gravuras, esculturas, instalações e têxteis, é uma característica marcante do acervo e representa a riqueza da expressão artística local”, diz.
Restauração e Higienização
Cerca de 25 obras da exposição passaram por restauração e o processo foi realizado no ateliê da restauradora especialista em obra de arte sobre papel, Flávia Santos. E o acervo num geral, mesmo o que não foi restaurado, passou por higienização e recondicionamento, já que as obras eram armazenadas de forma inadequada.
Durante esses dois meses em que a exposição está disponível, em dois finais de semana, um grupo de oito pessoas se reuniu na Pinacoteca Mauá, para higienizar e adequar o acondicionamento das obras que estavam armazenadas na reserva técnica de forma incorreta. Entre as obras restauradas, estão exemplares de Tomie Ohtake, Regina Silveira, Sandra Cinto, Evandro Carlos Jardim, artistas de referência presentes em muitos acervos brasileiros.
Pinacoteca
Criada em 2003, a Pinacoteca de Mauá surgiu através do decreto n.º 6.501 de 28 de novembro. O espaço possui cerca de 600 obras entre esculturas, pinturas, gravuras, desenhos e fotografias e cerca de 436 livros para consulta e abriga obras de grande artistas como Maria Bonomi, Tomie Ohtake,Manabu Mabe, Lasar Segall, Luiz Sacilotto, entre outros.
A Pinacoteca exerce um papel fundamental no desenvolvimento sociocultural de Mauá. Além de levar arte e cultura gratuitamente para os moradores da cidade, o espaço possibilita que artistas locais possam expor suas obras, tendo em vista que a Pinacoteca vive a base de doações de artistas, familiares, colecionadores e instituições culturais.
“Pinacoteca de Mauá – 20 anos de arte, conexões e memória”
Data: disponível até 19 de maio
Horário: 14h às 18h
Local: Foyer do Teatro Municipal de Mauá – rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noêmia, Mauá.
Agendamento de grupos: 11 4512-7480
Mais informações pelo site https://www.pinacotecamaua.com/