Em cartaz até este domingo (12/5), no auditório do campus Centro da USCS, em São Caetano, o espetáculo “Dois pra Lá, Dois pra Cá e Uma Pausa de Mil Compassos” constrói uma dramaturgia a partir dos principais acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo nos últimos 55 anos. A peça é dividida em 18 quadros que narram de forma sucinta e profunda como as vidas de pessoas comuns foram afetadas pelas mudanças e acontecimentos do planeta entre 1968 e 2023.
Em entrevista o RDtv, o diretor geral dos Núcleos de Pesquisa Teatral da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Kleber di Lázzare, comenta que o espetáculo estreou em 2018 com o título “Dois pra Lá, Dois pra Cá” e era apenas um obra sobre dança no tempo com eventos importantes entre 1968 e 2018. “Na época tínhamos 16 cenas curtas em que tentávamos encontrar o brasileiro comum diante desses grandes acontecimentos. Decidimos retomar esse espetáculo no ano passado por conta do que houve nos últimos anos com a pandemia e agora a peça possui 18 cenas e tem duração total de 1h20”, comenta.
As cenas formam uma colcha de retalhos de fatos e de vidas; recortes alinhavados que são partes de um todo maior. Brasileiros de classes sociais variadas, de necessidades e construções sociológicas diversas, são os alvos da investigação teatral para a compreensão das posturas, das ações, dos medos, das inércias e das emoções de cada vida diante da história.
A ação se inicia em maio de 1968 e mostra como as emblemáticas manifestações que tomaram a França interferiram na vida de dois jovens brasileiros. No Brasil, segue-se investigando o espanto que a tecnologia causa em uma menina de sete anos e seu pé de cambucá; o embrutecimento da ditadura militar; chegamos ao tri campeonato de futebol; a abertura política; o movimento das “diretas já”; a efervescência cultural do início dos anos 80; o horror da AIDS; a primeira eleição para presidente; o avanço da internet; o homem diante da tecnologia; os anos 2000; as expectativas de futuro; a pandemia do novo coronavírus; e retorna aos jovens de maio de 1968, agora com 71 anos de idade.
O ingresso para assistir o espetáculo é um kg de alimento não perecível, mas por conta da tragédia no Rio Grande do Sul, todos os 300kg de alimentos arrecadados nas sessões anteriores e tudo que for coletado nos espetáculos deste fim de semana, serão enviados para as vítimas das chuvas no Sul. “Para quem quiser doar itens além do um kg de alimento obrigatório, aceitaremos água potável, produtos de higiene pessoal, itens de limpeza, roupas e produtos pets. Temos o objetivo de levar 500kg de itens para os gaúchos que estão passando por um momento tão dificil”, finaliza.
SERVIÇO:
“Dois pra Lá, Dois pra Cá e Uma Pausa de Mil Compassos”
Até 12 de maio.
Sábado, sessões às 18h e às 20h, e domingo, às 18h.
Duração: 80 minutos.
Indicação Etária: 12 anos.
Local: Auditório do campus Centro da USCS (Rua Santo Antônio, 50, Centro – São Caetano do Sul).
Ingressos: 1kg de alimento não perecível.
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgismo e Direção Geral: Kleber di Lázzare.
Elenco: Ana Catarina, Gleibson Filho, Gustavo Batistão, Ícaro Camargo, Paula Aviles e Rafael Sandoli.
Pesquisa: Cia Grite de Teatro/USCS.
Textos: Ana Catarina, Gleibson Filho, Gustavo Batistão, Kleber di Lázzare, Olga Defavari, Rodrigo Costa, Paula Aviles e Vinicius Venâncio.
Iluminação e Cenografia: Kleber di Lázzare.
Figurinos, Adereços e Maquiagem: Cia Grite de Teatro/USCS.
Produção Musical: Gustavo Batistão.
Preparação Vocal: Edu Berton.
Arte Gráfica: Gleibson Filho.
Divulgação e Assessoria de Imprensa: Comunicação da USCS.
Produção Executiva: Marina Rodrigues.
Direção de Produção: João Noronha.
Produção Geral: Cia Grite de Teatro/USCS.