
A Equipe Ambiental de Ribeirão Pires voltou ao município após uma semana no Rio Grande do Sul, onde ajudou no resgate e cuidado de animais vítimas das enchentes que devastaram várias cidades gaúchas. Liderada pela veterinária Maria Helena Cavalari, a equipe, composta também por biólogos, um enfermeiro e voluntários, atuou nas cidades de Canoas e Novo Hamburgo.
Inicialmente, o grupo foi direcionado para um abrigo de animais em Canoas. Porém, ao chegar, encontraram o local já estruturado e operante. Dessa forma, a equipe decidiu seguir para Novo Hamburgo, onde a situação dos animais necessitava de maior atenção e suporte.
Durante uma semana, eles ofereceram cuidados veterinários, apoio no resgate e orientações para a estruturação do atendimento aos animais afetados pelas enchentes.
A Equipe Ambiental de Ribeirão Pires planeja um retorno ao Rio Grande do Sul nas próximas semanas. A próxima fase da missão inclui apoio em campanhas de castração e outras cirurgias de emergência para controlar a superpopulação de animais na região e também as doenças zoonóticas, um problema que tende a se agravar após desastres naturais.