
Nesta sexta-feira (24/05), o Posto Móvel estacionou na Praça da Moça, região central de Diadema, para atender a população com orientações e dicas voltadas ao direito do consumidor. A ação é realizada na última sexta-feira do mês.
Além de orientar, o Procon registra as reclamações para solucionar as questões que envolvem a violação dos direitos do consumidor. No caso de Joelma, ela reclama da cobrança abusiva da anuidade do cartão de uma loja de roupas.
A primeira etapa desse processo é registrar a reclamação formal com a apresentação de todos os documentos que possam comprovar essa relação de consumo e a tentativa de resolução do caso, como notas fiscais, contas e extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa, além de original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço.
Cerca de 70% dos casos são solucionados na audiência. Quando isso ocorre, o Procon elabora um termo para envio ao poder judiciário e orienta o consumidor sobre as possibilidades de seguir com a reclamação.