
Nesta segunda-feira (27/05), Mauá foi homenageada pelo Instituto Trata Brasil na 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”. Essa é a terceira vez por essa importante organização da sociedade civil que busca a universalização do saneamento básico no país, premia o município por seus avanços notáveis nos serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Mauá se destacou na categoria “Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto”, que aponta os municípios que apresentaram a melhor evolução no indicador de tratamento de esgoto nos últimos 10 anos, conforme dados disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2013 a 2022, e que atenderam às metas de coleta (90% da população) e tratamento (80% da água consumida) de esgoto em 2022.
Com os índices de 95% de coleta e 91% de tratamento, Mauá já ultrapassa a meta estabelecida no Novo Marco do Saneamento, que prevê que até 2033 todos os municípios brasileiros devem ter 90% da população atendida com serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Com a evolução dos índices de saneamento, Mauá também conquistou importantes resultados na conservação de seus recursos naturais. Aproximadamente nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá, e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente lançado. Os córregos Taboão e Itrapoã, que cortam diversos bairros, e o Córrego Bocaína, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.
Mauá foi premiada outras duas vezes pelo Instituto Trata Brasil. A primeira em novembro de 2022, quando a cidade foi reconhecida pelos progressos nos serviços de esgotamento sanitário na sexta edição do prêmio. O objetivo dessa premiação é prestigiar aqueles que apresentam evolução nos indicadores de saneamento e incentivar outras regiões a focarem seus esforços na universalização dos serviços básicos. Em agosto do ano passado, Mauá foi homenageada pela segunda vez na sétima edição do prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, recebendo o troféu na categoria “Municípios do Ranking do Trata Brasil com Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto”.
Os investimentos R$ 260 milhões da BRK, concessionária do serviço na cidade, permitiram ainda, a construção de seis estações de bombeamento, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a extensão de mais de 615 quilômetros de redes de esgoto, além de obras para interligação dessas redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.
Diariamente, mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá. A estação opera em três tanques de tratamento, com capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo. O volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, equivalente a 24 piscinas olímpicas no total.