
Um vazamento de esgoto tem causado transtornos para os moradores da rua da Conquista, no bairro Novo Parque em São Bernardo. Isso porque o problema persiste há, pelo menos, três meses e, segundo os moradores, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) não adotou medidas efetivas para resolver a situação.
Além do mau cheiro na região, a presença de ratos e baratas aumentou consideravelmente, o que tem preocupado quem vive por ali. “As equipes da Sabesp já vieram aqui umas três vezes, mas olham pra situação e repassam a responsabilidade para outro setor e equipe, assim ninguém resolve”, comenta o morador Roberto Andrade.
Na casa do reclamante, a água suja que deveria ser direcionada para as caixas de esgoto acaba voltando e vazando na rua e na entrada da residência. Além do mau cheiro, Andrade relatou o aparecimento de ratos e manifestou preocupação com a possibilidade de contrair leptospirose. “Desde que o problema começou, ratos começaram a aparecer por aqui. Temos medo de contrair leptospirose ou outra doença,” diz.
Roberto expressa revolta com a situação e sente-se desprezado pela Sabesp no que se refere a resolução do problema. “Nós pagamos contas caras para estar nessa situação. É revoltante,” desabafa.
O que diz a Sabesp?
Em nota, a Sabesp informa que foi identificada a necessidade de substituir um trecho do sistema de esgoto e que a obra será iniciada nesta sexta-feira (31/05). “Após a tentativa de desobstrução da rede coletora de esgoto no local, foi identificada a necessidade de substituir um trecho do sistema. A obra será iniciada na sexta-feira (31/05) e tem previsão de ser finalizada na segunda-feira (03/06),” declarou a empresa.