Em meio ao crescente cenário de ciberataques, crimes virtuais, com 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023 no Brasil, o Senac São Bernardo ampliou seu portfólio de cursos livres na área de tecnologia da informação voltados para a segurança digital. Entre os novos títulos de formação rápida, está o curso de Segurança da Informação, Defesa Cibernética e Pentest, que prepara os alunos para atuar na linha de frente da defesa cibernética.
Em entrevista ao RDtv, o professor de Tecnologia do Senac São Bernardo, Ualace Lugo, destaca que a evolução tecnológica trouxe inúmeros benefícios, mas também abriu portas para uma série de vulnerabilidades como golpes virtuais, roubo de identidade e sequestro de dados, o que afetam desde usuários individuais até grandes corporações. “Cerca de 40% dos ataques cibernéticos que ocorrem no mundo passam pela rede brasileira. Vimos grandes empresas passando por sequestros de dados, e isso mostra a necessidade de capacitar, cada vez mais, profissionais desta área para evitar que esses ataques aconteçam, já que eles podem comprometer dados sensíveis de empresas ou pessoas e interromper operações”, diz.
O conteúdo do curso inclui criptografia de dados, técnicas para proteger informações sensíveis, avaliação de riscos, testes de penetração (pentest) e instalação de sistemas operacionais de redes. As aulas práticas utilizam softwares específicos para simulações reais, proporcionando uma experiência de aprendizado prática e aplicável ao trabalho.
“Um levantamento do Google for Startups indica que a cibersegurança é a área com maior déficit global de talentos e, por conta disso, aqueles que decidirem investir nesse conhecimento vão encontrar bons salários e a possibilidade de trabalhar em diversos setores, desde empresas de tecnologia até instituições financeiras e órgãos governamentais, ocupando posições como analista de segurança da informação, consultor de segurança e engenheiro de pentest”, acrescenta o professor.
Para o próximo semestre, o Senac São Bernardo irá disponibilizar uma série de novos cursos, desde desenvolvimento de sites para e-commerce sem precisar saber de programação, photoshop, desenvolvimento de imagens, cursos básico de informática, criaçãi de games além daqueles que já estão na grade do Senac como o curso Associate Cloud Engineer Powered by Google Cloud, em que aluno aprende a projetar, desenvolver e gerenciar soluções na plataforma Google Cloud, preparando-se para carreiras como, por exemplo, engenheiro de nuvem e especialista em big data e machine learning.
Para mais informações sobre descontos e formas de pagamentos, basta acessar o link www.sp.senac.br/descontos-e-parcelamentos, ir até o Senac São Bernardo (av. Senador Vergueiro, 400 – Centro), ou acessar o site www.sp.senac.br/senac-sao-bernardo-do-campo.