
Iniciou nesta segunda-feira (10/06), a votação que forma o 1º Conselho Gestor de Assistência Social da cidade. O processo eleitoral abrange cada uma das 11 unidades de assistência social do município, sendo oito CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), dois Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A votação acontece até sexta-feira (14/06). O horário, até a quinta-feira, é das 09h as 16h e, no último dia, das 09h as 12h.
Serão eleitos representantes de três segmentos. Usuários, trabalhadores e entidades ou OSC (Organizações Sociais). Estão aptos a votar os usuários mediante apresentação de documento original com foto e comprovante de residência no território abrangido pela Unidade, podendo votar em um total de três candidatos.
O representante dos trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Rede socioassistencial conveniada ou não conveniada será eleito por seus pares, mediante apresentação de Holerite, ou outro documento que comprove vínculo empregatício em Serviço, Programa ou Projeto referenciado na Unidade, podendo votar em um total de um candidato.
Já, o representante de Entidade ou Organização Social será eleito por seus pares, mediante apresentação do original da Ata de Posse ou Declaração de Representação e comprovante de atuação no território, podendo votar em um candidato. O colegiado é consultivo e permanente, sem remuneração, que contribuem para o planejamento e gestão. Além disso, facilitam a interlocução com a comunidade do entorno de cada serviço e fomentam a participação comunitária. Outra tarefa é a de fiscalizar a execução de políticas públicas afins.