
Apesar do grande número de vagas de emprego nos centros públicos de trabalho e os diversos cursos de capacitação profissional oferecidos na região, apenas São Caetano fornece ligação entre os dois serviços para trabalhadores. Por meio do Portal do Emprego, que atua como uma ponte entre desempregados e empresas, candidatos que cadastrarem o currículo, online ou presencialmente, passam por triagem e são encaminhados às empresas.
A Administração informa que os profissionais do Portal fornecem orientações ao conduzirem minuciosa triagem para identificar as vagas de emprego mais adequadas a cada perfil. Com o intuito de promover a qualificação profissional e pessoal dos cidadãos, oferece não apenas a oportunidade de se candidatar a vagas de emprego, mas uma variedade de cursos em parceria com empresas.
As inscrições estão sempre abertas, e não há limite de vagas. Além das opções online, o Sebrae e o Senai Tecnologia também oferecem cursos presenciais no Coworking Municipal, que devem ser agendados diretamente com instituições, como a USCS (Universidade de São Caetano do Sul), CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Sebrae, Via Rápida, Aliança Empreendedora, Instituto Geração Crescer, Instituto Tecnológico Inovação e Senai Tecnologia. Estas ministram dezenas de cursos para quem já está no mercado de trabalho, busca recolocação, jovens em busca do primeiro emprego e agentes públicos.
Santo André faz capacitação com parcerias
Santo André oferece diversas ações de capacitação profissional com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e capacitar os munícipes para estarem aptos ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento das competências empreendedoras. Desde 2017, mais de 4,8 mil foram beneficiados em ações de qualificação profissional voltadas ao mercado de trabalho, por meio de programas como Minha Chance – Via Rápida Emprego, Oficina de Empregabilidade – CPETR/CRAS, Programa Nacional de Qualificação e Empregabilidade e de capacitações realizadas juntamente com o Senac, Sehal e Sintragastroh.
Atualmente, a cidade está com inscrições abertas, até 7 de julho, para o curso de Capacitação Inicial em Veículos Híbridos e Elétricos, oferecido em parceria com a Flex Company. O curso introdutório contará com aulas teóricas, que preparam e capacitam trabalhadores para atender a demanda da indústria e comércio no que se refere a conhecimento em veículos híbridos e elétricos. As inscrições podem ser feitas por meio do site https://www.escoladeouro.com.br/course/Capacita%C3%A7%C3%A3o-Inicial-Em-Veiculos-Hibridos-e-Eletricos-15-07-Noite-Paco-Municipal.
Voltada à área de TI e Comunicação, a plataforma CapacitaTech, de Santo André, disponibiliza aproximadamente 7 mil cursos gratuitos na área de tecnologia da informação, além de dezenas de certificações. A plataforma foi idealizada pela Escola de Ouro Andreense e contou com a parceria do especialista em TI&C, Jaime Linhares Laibda Júnior.
São Bernardo possui 58 cursos
A Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema, oferece, durante três ciclos ao longo do ano, cerca de 40 cursos gratuitos em administração e gestão, serviços, tecnologia da informação, beleza, gastronomia e juventude. Com o programa Jovem Aprendiz, encaminha moradores de 16 a 24 anos para vagas em empresas da região. Antes de ser encaminhado, os interessados têm que se matricular no curso Preparação para o Primeiro Emprego (PPE), onde realizam exercícios práticos e dinâmicos sobre diversos temas, como trabalho, cidadania, informática e trabalho em equipe.
Em 2024, a previsão é que sejam ofertadas no total, somente em cursos de qualificação, 4,5 mil vagas nos três ciclos de formações. As inscrições para o segundo ciclo já foram finalizadas, mas novidades sobre inscrições e matrículas nos cursos da Florestan podem ser acompanhadas no site da instituição, https://florestan.org.br/.
Mauá
O Qualifica Mauá, programa da Prefeitura, tem 84 vagas abertas para os cursos de informática básica (duas turmas), informática avançada (duas turmas), e o de recepcionista, em parceria com o Senac.
A lista completa, inclusive com os requisitos de cada curso e os locais das aulas, é atualizada toda a semana e pode ser consultada em: https://sistemas.maua.sp.gov.
Questionadas, as Prefeituras de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.