Nos meses que antecedem os vestibulares, a pressão sobre os estudantes se intensifica com a necessidade de revisar uma vasta gama de matérias para as provas decisivas e, as férias do mês de julho são oportunidade perfeita para reforçar conteúdos que foram perdidos com a correria do dia-a-dia e estar ainda mais preparado para os vestibulares.
Em entrevista ao RDtv, o diretor de vestibulares do Colégio Singular, Paulo Roberto de Francisco, destacou a importância das férias como um período estratégico para recuperar matérias perdidas ao longo do ano letivo. Segundo ele, as férias não devem ser vistas apenas como um período de descanso, mas também como uma oportunidade de focar nos conteúdos que são mais desafiadores ou que não foram absorvidos no primeiro semestre. “Muitos estudantes acabam acumulando dúvidas e lacunas de conhecimento ao longo do semestre, devido à carga intensa de estudos e à complexidade das matérias exigidas nos vestibulares e por isso, é fundamental aproveitar esse tempo livre para revisar, esclarecer dúvidas e consolidar o aprendizado”, afirma.
Além da revisão dos conteúdos, o professor também ressalta a importância de manter uma rotina de estudos organizada. “Estabelecer metas diárias de estudo e revisão pode fazer grande diferença na preparação. Sabemos que a língua portuguesa é a disciplina mais cobrada nos vestibulares, então é interesse aplicar um foco maior nela, assim como treinar a redação, já que ela vale muito em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, aconselha o professor.
Em relação as leituras obrigatórias que alguns vestibulares utilizam nas provas, o diretor orienta que ela deve ser feita por alunos do primeiro e do segundo ano do médio, já alunos do terceiro ano e alunos de cursinho, devem focar em aprender os conteúdos cobrados. “Os professores de literatura podem não gostar dessa minha sugestão, mas como estratégia para ter mais tempo, os livros vão ter que ser deixados de lado para que as matérias tomem a frente”, orienta.
Paulo diz ainda que o descanso também deve fazer parte das férias, mas o importante é não deixar que a rotina de estudos enfraquecer. “Descansar é extremamente importante, ainda mais para o psicológico, mas os alunos não podem deixar o ‘motor esfriar’. É necessário dividir esse mês de férias muito bem para não ficar para trás”, finaliza.