ABC - sábado , 29 de junho de 2024

USCS e FSA iniciam segundo semestre com cursos novos e reestruturações

Fundação Santo André ainda está com as inscrições abertas para o vestibular de inverno (Foto: Dvulgação)

Prontas para receber novos alunos no segundo semestre de 2024, a USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e a FSA (Fundação Santo André) realizaram significativas mudanças nas grades curriculares com novos cursos e reformulação de antigos para se adaptar a necessidade do mercado de trabalho.

Quem busca iniciar um curso de graduação ainda em 2024 poderá se inscrever no novo processo seletivo que terá inicio no dia 10/07. Atualmente, são oferecidos mais de 50 cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Computação, Comunicação Social, Direito, Educação, Engenharia, Formação de Professores, Negócios e Saúde, incluindo cursos a distância. Entre as novidades para este semestre, estão os cursos Mídias Sociais e Influência Digital, Inteligência Artificial e Cybersecurity.

Newsletter RD

Para o RD, a gestora dos cursos de Tecnologia da Informação da USCS, Cilene Mainente, conta que o curso de Cybersecurity é uma reformulação do curso de Segurança da Informação, presente no universidade há cerca de 10 anos, mas que a nova vertente é focada na segurança em ambientes de rede já que o número de golpes aplicados na internet tiveram um aumento significativo.

“Com a transformação digital que ocorreu no Brasil e no mundo pós pandemia, houve um aumento na procura por serviços de nuvem, com profissionais em trabalho na própria residência e na evolução da inteligência artificial. Esse cenário levou os negócios para a rede, o que torna empresas propícias a receber ataques cibernéticos e, por isso, decidimos reformular o curso e deixá-lo mais fechado no tópico de segurança na internet”, comenta.

Sobre o curso, Cilene diz que o aumento no número de ciberataques fez com que houvesse um crescimento gigante na demanda por profissionais capacitados em lidar com essas situações, mas por ser algo mais recente, não existem muitas pessoas que tenham formação ou conhecimento na área. “O diferencial deste curso hoje é a aproximação com o mercado, já que realizamos um trabalho semestral com os alunos e empresas para que eles aprendam na prática com podem resolver os problemas de segurança naquele local e, em alguns casos, até conseguir um estágio ou um emprego naquela mesma empresa”, reforça.

Com cinco semestres e com aulas práticas em laboratórios especializados, os termos que regem as atividades do curso são segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade. O profissional formado em Cybersecurity estará apto a cuidar de sistemas corporativos no comércio, bancos, educação, dentre outras, fornece subsídios aos gestores da TI, para que não ocorram vazamento de informações e/ou adulteração. Para mais informações sobre o curso, acesse https://www.uscs.edu.br/cursos-de-graduacao/politecnica/cybersecurity-seguranca-da-informacao-e-defesa-cibernetica e para visitas ou orientações profissional na área de TI, envie um e-mail para secretaria.politecnica@online.uscs.edu.br.

Fundação Santo André

O vestibular de inverno da Fundação Santo André está com inscrições abertas até 31 de julho de 2024. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.fsa.br/vestibular. O candidato pode fazer a redação online, prova tradicional objetiva ou usar a nota do Enem. A FSA possui nota máxima no MEC, tem mais de 100 mil graduados, mais de 100 laboratórios e taxa de 92% de empregabilidade.

A instituição possui programa de bolsas próprio com descontos de até 50%. São novidades em 2024 os cursos de Biomedicina, Design e Ciência da Computação.  A FSA oferece ainda Engenharia, Direito, Biologia, Cursos na área de TI e Administração e destaque para a Psicologia, a maior e melhor ENADE do ABC. Todos os cursos contam com disciplinas para desenvolver soft skills além de abordar também conceitos de gestão de projetos, empreendedorismo e inteligência artificial.

Sobre o novo curso de Design, o coordenador adjunto da área de Comunicação e Design da FSA, professor Paulo Roberto Lucas de Oliveira, conta que com o advento de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, o Design se tornou um grande usuário destas ferramentas e o mercado está em busca de profissionais que consigam usar isso de maneira criativa. “O mercado tem buscado talentos nessa área, que não era tão desenvolvida. A facilidade no uso de ferramentas de criação tem promovido o interesse nessa área. No passado a busca se dava mais com o objetivo de desenvolvimento de produtos e embalagens, mas hoje está em todo o processo de comunicação visual e comunicação empresarial”, acrescenta.

O curso tem duração de seis semestres e conta com disciplinas voltadas para o conhecimento de aspectos empresariais e nos semestres seguintes formação em aspectos de marketing e de comunicação empresarial (principalmente publicidade e propaganda) e um aprofundamento propriamente dito em Design. Também possui matérias que desenvolvem “soft skills”, ou seja, habilidades ligadas ao comportamento dos profissionais. “Não formamos designers em uma área específica, por isso temos na grade: Desenho Técnico, Design do Produto, Paisagismo e Design de Interiores, Fotografia, Criação Publicitária Impressa, Ilustração e outros”, ressalta.

Em relação ao novo curso de Biomedicina, a professora e coordenadora do curso, Mariana Cristina Cabral Silva, destaca que a criação da formação também se deu devido a grande procura pela área e por conter um mercado atrativo. “Atualmente, o curso de Biomedicina possui mais de 30 habilitações reconhecidas pelo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). Criamos um curso com um corpo docente de mestres e doutores com diferentes expertises no mercado de trabalho para que os alunos possam receber todos os tipos de conhecimento na área”, expõe.

O curso tem duração de oito semestres e possui uma grade que contempla disciplinas básicas da área da saúde e componentes específicos necessários para formação do futuro biomédico(a), com diversas disciplinas práticas, além da carga horária de estágio, como componente curricular obrigatório.

Inscrições abertas para vestibular de inverno

Sem novos cursos, a Universidade Metodista de São Paulo está com as inscrições abertas até agosto para o vestibular de inverno. Sem taxa de inscrição, o vestibular é todo realizado online e há duas formas de acesso: pela nota do ENEM ou por redação. O candidato escolhe a melhor data para inscrever-se, realizar a prova e, se aprovado, fazer a matrícula, tudo de forma digital.

São 12 cursos presenciais, entre os quais os clássicos Administração, Jornalismo, Odontologia e Veterinária, além dos tecnólogos em Logística, Marketing e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que são concluídos em dois anos e dão ênfase às práticas do mercado. Na modalidade EAD (Educação a Distância), são 22 cursos em oferta, como os tradicionais Engenharias Civil e da Computação, Ciências Contábeis e Letras, e os tecnólogos Ciências de Dados e Big Data, Comércio Exterior, Estética e Cosmética.

A universidade irá oferecer 65% de desconto na mensalidade até o final do curso para matrículas feitas até 30 de junho, 60% de desconto para matrículas até 31 de julho e 55% em agosto. Além disso, irá retomar as bolsas sociais, de 50% e 100%, com inscrições que vão até 10 de julho pelo portal www.metodista.br .

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes