
São Bernardo autorizou, nesta terça-feira (25/06), o convênio para aderir ao Programa “Tem Saída”, política pública voltada à autonomia financeira e a empregabilidade de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero no ambiente familiar. São Bernardo é o segundo município no Estado a instituir o projeto, atrás apenas da Capital.
A medida na cidade se dá, formalmente, em conjunto com o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de São Bernardo, além do Sebrae e a iniciativa privada. Com o acordo, 28 empresas já entraram de imediato no programa, visando a reinserção no mercado de trabalho.
O objetivo central da iniciativa é oferecer suporte e oportunidade às mulheres vítimas de violência doméstica a se recolocarem no mercado de trabalho, com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as vítimas atendidas pelo programa. Esse conjunto de esforços busca promover a reinserção destas mulheres, contribuindo para a independência econômica e o fim do ciclo de violência.
A vítima em situação de violência doméstica e familiar será integrada ao ‘Tem Saída’ a partir do atendimento realizado pelo Judiciário. Ao passar por esse primeiro passo, é encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, na qual mediante atendimento personalizado, poderá escolher se deseja uma oportunidade de emprego (via Central de Trabalho e Renda) ou empreender, via Sala do Empreendedor. O processo destinado a esse público é diferenciado com apoio de equipe técnica e recursos humanos das empresas parceiras.