
A Liga Nacional do Basquete (LDB) é uma das plataformas mais importantes e conceituadas para jovens talentos do basquete brasileiro que sonham com o profissional. A competição acontece anualmente e funciona como a porta de entrada para carreiras nacionais e internacionais, neste mês de junho, acontece a fase classificatórias que estão sediadas em 4 cidades, esse ano elas foram São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Pato Branco, no Paraná.
A LDB utiliza a estrutura do Novo Basquete Brasil (NBB), o que garante uma competição de alta qualidade em todos os aspectos, desde a arbitragem até a logística. Com 26 equipes divididas em dois grupos, a liga promove um ambiente competitivo, onde apenas os melhores avançam para as fases finais.
O campeão e o vice da LDB, recebem o título de maior base, além de uma vaga no Campeonato Interligas, nela, eles enfrentam o também campeão e vice da Liga de Desarrollo da Argentina. O campeonato funciona como uma iniciativa para os jogadores brasileiros se destacarem internacionalmente.
Grandes nomes do basquete brasileiro, como Gui Santos, Didi Louzada e Reynan, tiveram passagens marcantes pela LDB antes de seguirem para ligas renomadas como a NBA e a G-League. Este ano, a liga traz novos talentos que já se destacaram. Entre os armadores, Gabriel Caldeira, Tico Faria, Adyel Borges e Landeira são apontados como grandes prospectos. Kaua Raymundo, Juan Nascimento e Zu Junior são alas a serem observados de perto, enquanto Nathan Mariano, Agapy, Nicolas Caveiro e Lucas Brandão se destacam na posição de pivô.
A LDB não é apenas uma competição, é um trampolim para carreiras internacionais. Atletas que passaram pela liga, como Yago Santos e Georginho de Paula, hoje jogam em ligas europeias. O desenvolvimento desses jogadores é uma prova do impacto significativo da LDB em suas trajetórias profissionais.
O ex-atleta e atual fotográfo do campeonato, Gabriel Magela, falou sobre as suas expectativas para o futuro da liga e para o desenvolvimento do basquete de base no Brasil: “Ao assistir aos jogos, vejo que o basquete brasileiro está numa fase fantástica, hoje esses garotos realizam um show dentro de quadra, não fica para trás da liga profissional. Eles têm grandes referências e também se tornaram referências para as categorias menores.”
A última rodada da primeira fase, acontece amanhã (28/6) no Ginásio Antônio Prado Jr. (rua Colômbia, Nº77 – Jardim Paulista) a partir das 9h. A expectativa é alta, com as equipes no intenso preparo de garantir uma vaga na fase seguinte. A próxima etapa, ainda com local a definir, está prevista para o meio de agosto e deve continuar a elevar o nível da competição.
A previsão é que a competição termine em 30 de agosto, com o campeão e o vice na classificação para competir no Torneio Interligas de Desenvolvimento contra as melhores equipes da Liga de Desarrollo da Argentina.