
Nesta terça-feira (02/07), quem passar pelas estações Jardim Helena-Vila Mara, Dom Bosco, Guaianases, Mauá, Estudantes, Guarulhos-CECAP e Tamanduateí da CPTM terá a oportunidade de participar da ação em referência ao Julho Amarelo.
Em parceria com a Proz Educação, os serviços ocorrerão nos seguintes horários: das 9h às 12h, 13h às 16h e das 19h às 22h. Haverá informações para a conscientização da hepatite e serão ofertados serviços de saúde como aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e teste de glicemia capilar em pessoas diabéticas ou com histórico de diabetes na família (limitados a 100 por estação).
Julho Amarelo
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil com a finalidade de reforçar ações de prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais, foco da campanha, são inflamações causadas por vírus representados por A, B, C, D e E.