Escolhido como o principal jogador do Atlético de Madrid (ESP), na temporada 2023/2024, Samuel Lino também marca outros gols fora de campo. Há um ano e meio é um dos apoiadores do Projeto Petroni, no bairro de mesmo nome em São Bernardo, que ajuda 200 crianças e jovens a partir do esporte, levando qualidade de vida e cidadania.
Nascido em Santo André, mas criado em São Bernardo, Samuel acabou vendo a proposta do projeto crescer a partir do envolvimento de amigos que buscavam ajudar as crianças da comunidade da forma que era possível.
“Antes de ter o projeto aqui na comunidade eu já fazia alguns campeonatos sociais para os jovens, crianças, adolescentes e até adultos. Para interagir com eles, tirar eles um pouco da rua, do celular, do sedentarismo. Trazer aquela união entre eles, para que pudessem jogar, disputar, ganhar, perder. E sempre houve a parte social em que houve ajuda em cada campeonato. O Samuel sempre trouxe essa ajuda, sempre nos deu uma força para organizar”, explica Paulo Cardoso, um dos coordenadores do projeto.
A partir da instalação de uma quadra no bairro, a comunidade se organizou para usar o local como ponto para ensinar o esporte para as crianças, mas sem esquecer dos objetivos sociais que estão antes da formação de um atleta.

“O primeiro objetivo é focar que as crianças estejam na escola, fora das ruas, dos perigos. Que eles tenham um futuro digno, longe das coisas erradas. Que cresçam e possam se tornar grandes pessoas. Claro que um ou outro pode se tornar um grande atleta, conversei com algumas pessoas que falam que um ou outro são diferentes, então isso pode acontecer, mas a prioridade é que sejam grandes pessoas”, diz Samuel.
O jogador de futebol é oriundo de um programa social, o Projeto Tigrinho, ligado à época ao São Bernardo Futebol Clube. A partir deste projeto, Samuel Lino se destacou e acabou chegando à divisão de base do Tigre e assim iniciou sua carreira que ainda passou por Portugal antes de ter o seu espaço no Atlético de Madrid.
O Projeto Petroni segue crescendo aos poucos. Todos os anos são realizados torneios de futebol para a criançada. Samuel Lino, aproveitando suas férias, acaba visitando a comunidade para prestigiar as 200 crianças. Porém, sua família segue próxima, ajudando em todo o processo.