
A 18ª edição do Tanabata Matsuri ou “Festival das Estrelas”, como é conhecido, acontece neste fim de semana (6 e 7 de julho), das 10h às 20h, na rua Santo André, 661, Vila Assunção, em Santo André. Já consolidado como um dos destaques do calendário cultural da cidade, o festival é organizado pela sociedade cultural Bunka Santo André, e atrai em média 12 mil pessoas ao dia.
Tradicional evento japonês, o Tanabata Matsuri é celebrado no sétimo dia do sétimo mês. A lenda de Tanabata narra o romance entre Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair), estrelas que viviam próximas ao rio de estrelas Amanogawa (Via Láctea).
O casal foi separado pelo pai de Orihime devido à negligência de suas responsabilidades, sendo permitido que se encontrassem apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem suas tarefas. O festival celebra o esforço e a dedicação do casal em aprimorar suas habilidades.
“A festa acontece sempre no mês de julho, e este ano tivemos a sorte da data cair justamente em um domingo, dia perfeito para o passeio em família. Até por este motivo, a festa ganha um significado ainda maior este ano”, conta Anderson Taba, músico e presidente da Bunka Santo André.
Tradição
Durante o evento, é costume escrever desejos em tiras de papel colorido (tanzaku) e amarrá-las em ramos de bambu (sasa no ha) como forma de purificação, com a crença de que desejos sinceros serão atendidos no encontro das estrelas amantes. Ao final do evento, estes papéis são queimados para que os pedido sejam elevados ao céus.
As cores dos tanzakus têm significados especiais: amarelo para dinheiro, azul para saúde, branco para paz, rosa para amor, verde para esperança e vermelho para paixão.

Atrações
Além das atividades tradicionais, o Tanabata Matsuri em Santo André contará com diversas atrações culturais, incluindo apresentações de dança, música, gastronomia típica e oficinas de artesanato japonês.
Este ano, as principais novidades incluem apresentações musicais de artistas da colônia japonesa, como Pamela Yuri, Joe Hirata e Naomi & Harumi. As tradicionais apresentações de Taiko (tambores japoneses) contarão com a participação de um grupo original da Ilha de Okinawa.
Haverá também um concurso de cosplay e, no domingo, o concurso Miss Nikkei para jovens descendentes da cultura japonesa e asiática, que chega pela primeira vez ao ABC.
Organização do evento
O Tanabata Matsuri é organizado pela Bunka Santo André, uma sociedade cultural de tradições japonesas fundada há 60 anos inicialmente idealizada por três amigos que buscavam um local para se reunir e celebrar as tradições japonesas. Segundo Anderson Taba, músico e presidente da instituição, apesar da importância da Bunka Santo André para a comunidade japonesa na região, a sociedade ainda enfrenta dificuldades financeiras.
“Oferecemos cursos e organizamos eventos ao longo do ano, mas ainda assim enfrentamos um déficit mensal. Toda a nossa renda vem das aulas e da locação do espaço, e é por isso que realizamos eventos como o Tanabata Matsuri, para conseguir ter fluxo de caixa”, conta Taba.
A Bunka Santo André realizou a primeira edição do festival em 2004, após se inspirar na mesma festividade que ocorre no bairro da Liberdade em São Paulo. Ao longo dos últimos 20 anos, o Tanabata Matsuri se tornou um marco na região. No entanto, devido à pandemia, o festival foi interrompido por dois anos, e agora chega em sua 18ª edição em 2024.
Tanabata Matsuri 18ªedição
Data: sábado (06/07) e domingo (07/07)
Horário: 10h às 20h
Local: rua Santo André, 661 – Vila Assunção
Entrada Gratuita