ABC - segunda-feira , 21 de abril de 2025

ABC tem 20 vagas dentro do novo edital do Programa Mais Médicos

Médicas que atuam nas UBSs de Diadema através do programa federal. (Foto: Pedro Roque Andrade/PMD)

São 20 as vagas para médicos no ABC dentro do novo edital do Programa Mais Médicos. Em todo o país são 3.177 vagas reservadas para este edital com 33 mil inscritos, segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11/07), uma média de 10,4 candidatos por vaga, o que a pasta considera um recorde de candidatos. O número de novas contratações visa fazer o ABC chegar bem perto do total fixado de vagas ativas do programa.

O número de vagas previstas para a região visa preencher totalmente o número de vagas ativas no programa para as sete cidades. O ABC tem ao todo 290 vagas ativas para o programa, e 262 estão ocupadas, uma está em preenchimento sete estão desocupadas que, somadas com as 20 vão perfazer o total de vagas, segundo os números do Ministério da Saúde através do Painel de Monitoramento dos Programas de Provimento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

Newsletter RD

De acordo com o painel, Diadema é a que deve receber o maior número de médicos através do programa, oito, depois vem São Caetano, com quatro profissionais, Mauá e Ribeirão Pires devem receber três médicos cada, Rio Grande da Serra e Santo André recebem um cada. São Bernardo não ter vagas reservadas para este edital, mas é também a cidade que tem o maior número de médicos no programa, são 86 vagas ativas, sendo 83 delas ocupadas. São Caetano é a que tem menos profissionais do programa federal de saúde, são 12 vagas ativas, mas apenas cinco ocupadas.

Para a prefeitura de Diadema o Programa Mais Médicos é de fundamental importância para o município, uma vez que estes profissionais permanecem no território onde atuam, formando vínculo com o usuário e a população. Para o secretário municipal de Saúde, José Antônio da Silva a chegada desses médicos, uma parceria com o Governo Federal, por um programa do Ministério da Saúde, traz ações concretas e positivas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A prefeitura informa que esses profissionais estão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde, onde existem as equipes de estratégia de saúde da família na Atenção Primária a Saúde.

Os quatro médicos que devem vir para São Caetano através do Mais Médicos chegam para atuar nas UBSs Dr. Angelo Antenor Zambom, Moacir Gallina, Caterina Dall´Anese e no Centro de Especialidades Médicas. “O programa é de suma importância para fortalecimento das ações da Atenção Primária de Saúde, visto que nos permite ampliar o acesso aos serviços públicos de saúde municipais, tornando possível o acompanhamento periódico dos munícipes, com foco na prevenção de doenças mais graves”, sustenta a prefeitura, em nota.

Em Ribeirão Pires os 13 médicos do programa federal que estão em atuação trabalham nas unidades de saúde da família dos bairros: Jardim Luzo, Santa Luzia, Parque Aliança, IV Divisão, Jardim Caçula Ouro Fino, Vila Sueli. Para agosto, existe a previsão de mais três médicos do programa federal, que visa fortalecer a Atenção Básica. Mas ainda vão faltar dois para completar o quadro de vagas ativas na cidade.

Santo André tem 73 médicos contratados através do programa federal que atuam em 22 UBSs. Com mais um médico a cidade chega perto do fixado como vagas ativas no programa, porém o município informa que precisa de mais. “No momento, temos previsão de chegar mais um médico do programa, pois já estamos com todas as vagas preenchidas. Mas, solicitamos para o Ministério a ampliação do número de vagas e com isso iremos alocar esses médicos nas seguintes Unidades: UBS Recreio da Borda, UBS Miami, UBS Jd. Alzira Franco e UBS Alvorada.

Segundo o paço andreense o programa permitiu expandir a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), aumentando o número de consultas e procedimentos preventivos disponíveis para os moradores; a redução no tempo de espera para atendimentos médicos; a eficiência e a eficácia dos serviços de saúde, garantindo que os pacientes recebam cuidados em tempo hábil. “A atuação dos médicos do Programa Mais Médicos é fundamental para a saúde pública de Santo André. A continuidade e a ampliação desse programa são essenciais para assegurar que todos os moradores tenham acesso a cuidados médicos de qualidade, promovendo uma comunidade mais saudável e equitativa.

A cidade com maior número de profissionais contratados através do Mais Médicos, São Bernardo, informa que eles estão distribuídos entre as 30 UBSs da cidade. “Uma das grandes vantagens do programa é a estabilidade do profissional garantindo a assistência, vínculo e continuidade do cuidado dos pacientes pelas Equipes de Saúde da Família”, destacou a prefeitura em comunicado.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes