
A partir do próximo sábado (20/07), os partidos e federações começam a definir oficialmente seus candidatos e candidatas ao comando das prefeituras e as cadeiras das câmaras. Na região, quatro grupos já definiram a data de seus encontros, três ocorrendo logo no primeiro fim de semana. A maioria segue aguardando a definição de vices para confirmar a data de suas convenções.
A primeira convenção será da Federação PT/PV/PCdoB em São Caetano. No próximo sábado (20/07), às 14h, na Câmara Municipal, as três legendas vão confirmar as candidaturas de Jair Meneguelli (PT) para prefeito e de Sara Jane (PV) para vice-prefeita.
No mesmo dia, às 18h, na Câmara de Rio Grande da Serra, o vereador Marcelo Akira, o Akira do Povo (Podemos) será confirmado como o cabeça de chapa da legenda. A convenção será em conjunto com o MDB. Até o momento não foi confirmado o nome de quem estará como vice.
No domingo (21/07), às 9h, as federações PT/PV/PCdoB e PSOL/Rede vão realizar suas convenções em conjunto na Câmara de Santo André, assim confirmando a chapa que terá Bete Siraque (PT) como candidata a prefeita e Bruno Daniel (PSOL) como candidato a vice.
Outra convenção confirmada é a da Federação PT/PV/PCdoB em Ribeirão Pires. No domingo (28/07), às 11h, na Câmara Municipal. O ex-vereador Renato Foresto (PT) será confirmado como o nome que encabeçará a chapa, porém, o nome de vice ainda não foi divulgado.
Vices
A maioria das 39 pré-candidaturas anunciadas na região ainda busca um nome de vice para confirmar. Em Diadema, a única dupla confirmada é de Márcio da Farmácia (Podemos) e Ricardo Yoshio (Novo). Em Mauá são três chapas de pré-candidatos anunciados: Amanda Bispo e Seu Pedro (ambos da UP); Marcelo Oliveira (PT) e Juiz João (PSD); e Zé Lourencini (PSDB) e Betinho Dragões (Mobiliza). Sargento Simões (PL) afirmou que anunciará o nome de vice na próxima segunda-feira (22/07), após negar convite para ser vice de Atila Jacomussi (União Brasil).
Na disputa em Ribeirão Pires também há três duplas já formadas: Guto Volpi e Rubão Fernandes (ambos do PL); Gabriel Roncon e Amigão D’Orto (ambos do PP); e Cesar do Canoa e Tatiana Tibério (PDT). Em Rio Grande da Serra, apenas a pré-candidata a reeleição, Penha Fumagalli (PSD), definiu seu vice, no caso o Professor Pedro Campos (Republicanos).
Em Santo André, além da chapa petista, outra chapa já formada é a de Edson Sardano e José Luiz Colleoni (ambos do Novo). Em São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira (PT) terá como vice o ex-prefeito William Dib (PSB). Rafael Demarchi (Novo) terá uma chapa pura com Vanessa Barbosa (Novo). Ainda é aguardada a confirmação de Paulo Chuchu (PL) como vice de Alex Manente (Cidadania).
Além da chapa Meneguelli/Sara, São Caetano também conta com as confirmações de Mário Bohm e Roberto Canavezzi (ambos do Novo), e Tite Campanella (PL) e Regina Maura (PSD). As definições têm que ser anunciadas até o dia 5 de agosto, último dia para as convenções eleitorais.