
A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) ampliou até sexta-feira (19/07) o prazo de inscrições para o processo seletivo interno de professor tutor dos anos finais do Ensino Fundamental. Os docentes atuarão em classes de recuperação de defasagem no conteúdo de disciplinas de língua portuguesa e matemática.
As inscrições são feitas no portal do Banco de Talentos da Seduc-SP no link: bancodetalentos.
Atualmente os profissionais serão contratados em 20 diretorias de ensino da capital, região metropolitana e interior para as 200 escolas que serão contempladas com a tutoria. As unidades foram definidas pela Educação com base nos resultados abaixo da média estadual na última edição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).
A tutoria é direcionada a estudantes com defasagens de leitura e operações matemáticas oriundas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada unidade escolar vai receber o apoio de dois professores tutores, um dedicado a turmas de língua portuguesa e outro de matemática.
A contratação desses profissionais, cuja jornada docente será de 25 horas semanais, considera a formação prioritária acadêmica em pedagogia ou curso normal superior e experiência em alfabetização. O objetivo é que eles adotem, durante as aulas, estratégias e práticas pedagógicas que melhorem e recuperem a aprendizagem prevista a cada idade-série.
Como etapa do período de inscrições, os candidatos serão avaliados por videoaula gravada, que simula uma aula presencial com duração entre cinco a sete minutos. A seleção considera critérios como articulação da aula, conhecimento em metodologias ativas, gestão do tempo de aula, entre outros.
Todos os detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do Estado de 3 de julho.