
Por conta das baixas temperaturas registradas nos últimos dias no ABC, um homem procurou a Escola Municipal Madre Celina Polci, no Baeta Neves, em São Bernardo, para se abrigar contra o frio. A situação causou estranheza e preocupou quem vive na região.
Isso porque, segundo os residentes, não é a primeira vez que a escola é “invadida”, e a unidade encontra-se sob estado de abandono e sem tranca nos portões. “Essa semana vi um rapaz saindo com canos e uma caixa de luz na mão, mas pelo que vi ainda tinha outros dois homens lá dentro”, conta uma moradora que prefere não ser identificada.
A escola, que em 2016 oferecia cursos gratuitos de qualificação profissional e beneficiou muitas pessoas da região ao ajudá-las a entrar no mercado de trabalho e a se formarem através do EJA (educação de jovens e adultos), atualmente é motivo de medo e preocupação de quem mora nas redondezas. “O lugar está totalmente abandonado, aberto, largado”, afirma a munícipe.
A reclamante comenta que na última quarta-feira (17), profissionais da Prefeitura estiveram no local para realizar a poda de árvores na região e foi informado a ela que possivelmente a escola se tornaria uma creche.
Questionada sobre o assunto, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo esclarece que o portão da escola foi violado pelo indivíduo, que alegou proteção contra o frio. “Ele foi orientado sobre o serviço do albergue municipal e liberado”. Em resposta às denúncias, a administração afirma também que a Escola Municipal mencionada não foi saqueada.
Segundo a prefeitura, uma equipe da GCM utilizou o sistema de videomonitoramento, e verificou presencialmente a situação do local por volta das 20h da última terça-feira (16).
Abrigo
Quem busca um abrigo para se proteger do frio pode buscar o Centro Pop de São Bernardo, localizado na av. Redenção, 271 – Jardim do Mar. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos finais de semana das 8h às 12h para utilização de espaço de higiene pessoal. E-mail: pop.rua@saobernardo.sp.gov.br