
A capacitação profissional é oportunidade certa para aprimorar as competências profissionais, pessoais e comportamentais. Na região, apesar da extensa procura por opções gratuitas dos cursos de capacitação, ainda existem pelo menos 1.563 vagas a serem preenchidas entre os cursos nas cidades de Diadema, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Rio Grande da Serra. Mauá e Ribeirão Pires não informaram a disponibilidade de cursos até o fechamento da reportagem.
Em Santo André, são promovidos 19 cursos fixos na grade da Prefeitura, em níveis básico e II, além dos cursos temáticos, de acordo com a época do ano (Páscoa, Dia das Mães, São João e Natal). Atualmente, são 323 vagas para capacitações que podem ocorrer sob menor duração (e acontecem no intervalo de 1 semana a 15 dias), enquanto os de maior duração no intervalo de um mês e meio, ou de acordo com a disponibilidade de salas.
As vagas disponíveis são para os cursos de panificação (manhã e tarde) na Craisa e no Parque Escola; assistente de cabeleireiro (manhã e tarde) na Craisa; designer de sobrancelhas (manhã e tarde) na Craisa; barbearia (manhã e tarde) na Craisa; curso básico de Tipagem Sanguínea (noite) e Primeiros socorros (noite) – locais não informados; saúde bucal (noite), higienização facial (noite) e Sabonetes artesanais (noite) no Centro; Workshop prático de Hambúrguer (noite), na Escola de Ouro.
Nesta semana, o Centro Público de Formação Profissional João Amazonas também abriu vagas para os cursos de Assistente Administrativo (15 dias de curso), designer de sobrancelha (5 dias) e manicure e pedicure (15 dias). Já o Centro Público de Formação Miguel Arraes disponibiliza vagas para curso de Costura I (11 dias de curso) e a Craisa tem vagas para o curso de Conserto e reforma de roupas (4 dias). Todas as inscrições devem ser feitas pelo site: www.escoladeouro.
1.100 vagas em São Bernardo
Em São Bernardo, a oferta de cursos gratuitos de capacitação profissional acontecem em parceria com o Sebrae, Senai e Senac. Apenas neste ano, são mais de 1.100 vagas, por meio do Programa Qualifica Mais SBC, nas de áreas de gastronomia, beleza, informática, administração e saúde. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/
Novos cursos em Diadema
Em Diadema, além dos 40 cursos fornecidos pela Fundação Florestan Fernandes, que podem chegar a 4,8 mil vagas preenchidas, a Economia Solidária também promove capacitações. Este ano, quatro novos cursos foram incluídos na grade, entre eles: de e-commerce, precificação de produtos e padronização de produtos. Foram abertas 140 vagas em cada opção de curso, sendo disponibilizadas 20 vagas ao mês.
Para este ano ainda estão disponíveis 100 vagas por curso, sendo para as seguintes capacitações: higiene e manipulação de alimentos; introdução a Economia Solidária; práticas de Economia Solidária e gestão de empreendimentos. A periodicidade varia entre 4h de curso a meses de curso. Para realizar a inscrição é necessário obter o cadastro de empreendedor na Casa da Economia Solidária, para assim ser colocado em nossos grupos do WhatsApp onde enviamos um formulário de inscrição para os cursos.
No programa estadual “Escola de Gastronomia”, a Prefeitura de Diadema também oferece vagas para quatro cursos na área da alimentação: “Panificação”, “Confeiteiro”, “Salgadeiro” e “Pizzaiolo”. As formações estimulam pessoas na busca de renda e as inscrições ainda estão abertas pelo telefone (11) 4053-3940, do CRESAND, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Convênio com o Sebrae
São Caetano assinou convênio com o Sebrae em outubro de 2017 e, atualmente, os cursos de capacitação presenciais têm capacidade para até 40 inscritos por curso. Para se inscrever, basta se dirigir até um posto presencial do Sebrae ou através do e-mail: sebraeaquiscs@gmail.com.
Entre as opções estão: Faça fluxo de caixa e saiba para onde vai seu dinheiro; Faça suas vendas decolarem; Faça a divulgação certa e atraia mais clientes; Supermei primeiros passos; Supermei organize seu negócio; Comece a planejar o marketing da sua empresa; Supermei Pronto para crescer; Seja uma empresária criativa no mundo dos negócios; Seja o reflexo das habilidades essenciais da mulher empreendedora; Faça o preço certo e não perca dinheiro e Faça suas vendas decolarem.
Cursos online
Em Rio Grande da Serra existem vagas disponíveis através do portal do Sebrae, em uma parceria com a Prefeitura. A administração, no entanto, não informou quais cursos estão disponíveis e nem o número de vagas. Confira as oportunidades: https://sebrae.com.