A inteligência artificial (IA) e a ciência de dados têm ganhado destaque nos últimos anos, e se tornaram temas centrais em diversas áreas do conhecimento e mercados profissionais. Em entrevista ao RDtv, Diego Marques, coordenador acadêmico de ensino à distância da Fundação Santo André (FSA), analisa as transformações no mercado e comenta como elas resultam na demanda crescente por cursos da área.
Segundo Marques, até poucos anos atrás, a inteligência artificial era tópico discutido por uma minoria, mas com o avanço tecnológico e o aumento de dados gerados diariamente, o interesse pela IA se multiplicou. “Hoje, a formação em IA é essencial. Na Fundação Santo André, por exemplo, oferecemos cursos de bacharelado e pós-graduação em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, além de Marketing Digital, que também utiliza intensamente essas tecnologias”, explica.
Profissionalização
Importante citar que a inteligência artificial e a ciência de dados não são exclusivas de profissionais de computação. “Essas áreas absorvem muitos profissionais em transição de carreira, de setores como saúde, direito, e comunicação, por exemplo”, exemplifica Marques ao citar que empresas que utilizam dados para tomar decisões estão no topo do mercado.
Ainda segundo Marques, é preciso se adaptar e se atualizar constantemente para se manter no mercado, especialmente as profissões com tarefas repetitivas, que acabam sendo as mais impactadas com automações. “Áreas como Direito e Medicina, apesar de não serem com trabalhos repetitivos, também terão que se adaptar rapidamente. Ferramentas de IA já são usadas para prever diagnósticos e auxiliar tratamentos”, diz.
Aulas
Na Fundação Santo André a formação é flexível e atualizada. Os cursos de graduação e pós-graduação são otimizados para preparar os alunos para o mercado em constante evolução e há, ainda, plataforma de cursos livres para aprendizado. Quem ingressa a uma das modalidades garante a oportunidade de aprender e se destacar em áreas que utilizam essas ferramentas. “Oferecemos cursos práticos e teóricos que preparam os alunos para utilizar ferramentas tecnológicas e estratégias baseadas em dados para que estejam na vanguarda dessas inovações”, explica.