
Estamos no Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Para marcar essa campanha mundial, o Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, junto com outras unidades da Rede D’Or na região, realizará uma ação especial no Shopping ABC no dia 15 de agosto, Dia da Gestante.
A ação contará com um stand no piso térreo do shopping, onde profissionais de saúde oferecerão orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê. Além disso, serão distribuídos materiais informativos, e os visitantes poderão participar de sorteios de brindes e tirar fotos para recordação.
O aleitamento materno traz inúmeros benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe. Segundo a pediatra e neonatologista do São Luiz São Caetano, Lourdes Melo Abreu, o leite materno não só acelera o crescimento do recém-nascido, como também o protege contra diversas doenças, como diarreia, bronquite, alergias e obesidade. “Além disso, a amamentação fortalece a musculatura facial e contribui para a calcificação dos dentes, ajudando no desenvolvimento da fala”, complementa.
Para as mães, os benefícios também são significativos. “A amamentação libera hormônios como a prolactina e a ocitocina, que promovem uma sensação de paz e um forte vínculo emocional entre mãe e filho. A prática também ajuda a prevenir hemorragias pós-parto, promove a involução uterina e reduz, de acordo com estudos, o risco de câncer de mama e ovário”, destaca Lourdes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno poderia salvar cerca de 820 mil vidas por ano em todo o mundo. No Brasil, embora a taxa de aleitamento exclusivo até os seis meses tenha aumentado nos últimos anos, ainda está abaixo da meta global de 70%, com apenas 45,8% das crianças que recebem amamentação exclusiva até essa idade.
A neonatologista aproveita o momento de conscientização para destacar a importância da amamentação em livre demanda. “É importante entender que o bebê é quem dita o ritmo da fome, que deve ser sanada sem limite de tempo. O aleitamento exclusivo até pelo menos os seis meses de vida é imprescindível, podendo continuar após a introdução alimentar com frequência gradualmente diminutiva, até os dois anos, excluindo-se a necessidade de chupetas ou bicos falsos”, enfatiza a especialista do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano.
Ao longo de sua trajetória, o hospital da Rede D’Or, e primeiro da bandeira São Luiz fora da capital paulista, preza pela qualidade técnica e assistencial, com cuidado humanizado e centrado no paciente. No ano passado, conquistou a Joint Commission International (JCI), uma das principais certificações internacionais de qualidade.
A unidade oferece uma linha de cuidado completa para gestantes e recém-nascidos, com um moderno centro obstétrico, leitos de UTI neonatal e equipe multiprofissional preparada para apoiar o processo de amamentação.