
São Bernardo obteve, nesta quarta-feira (21/08), autorização do Senado Federal para a contratação de operação de crédito, com garantia da União, no valor de R$ 383,6 milhões. Os recursos são oriundos da CAF (Corporação Andina de Fomento), voltados para o desenvolvimento social da cidade, por meio de investimentos em infraestrutura viária, melhorando a mobilidade urbana sustentável.
O financiamento integra o Proinfra II (Programa de Infraestrutura Urbana de São Bernardo), contemplando, principalmente, intervenções no sistema viário. É a segunda etapa de avanço do projeto, sob enfoque de mitigação climática. Ao todo, o plano envolve investimento de R$ 17,5 milhões de contrapartida do município e o restante aplicado pela CAF.
A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado havia avalizado a operação de crédito externo entre São Bernardo e CAF no começo desta semana. Os pareceres técnicos da comissão aceleraram o encaminhamento da matéria ao plenário. O projeto teve na relatoria o senador Davi Alcolumbre (União), com parecer lido pelo senador Eduardo Gomes (PL). Os desembolsos, conforme a aprovação, ocorrerão ao longo do período de cinco anos, contados a partir da data de entrada em vigor do contrato.