
O RD segue com a série de reportagens sobre os planos de governo dos candidatos a prefeito na região. A sétima reportagem é sobre as promessas feitas pelo candidato a prefeito em Santo André, Gilvan Junior (PSDB). O documento protocolado pelo tucano no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) busca manter ações feitas na gestão de Paulo Serra (PSDB) e seguir programas de médio e longo prazo como o Santo André 500 Anos.
“Esse Plano de Governo foi construído baseado em um dos programas mais importantes já criados para a cidade: o Santo André 500 Anos, que tem como objetivo principal desenvolver a longo prazo um planejamento estratégico para a cidade que contemple diretrizes, objetivos, metas e ações estratégicas até 2053, data em que a cidade completará 500 anos. Todas as atividades devem ser alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) promovidos pela ONU (Organização das Nações Unidas)”
O primeiro eixo do plano de governo de Gilvan Junior é voltado para o Desenvolvimento Econômico. O candidato busca manter boa parte das medidas já adotadas pela gestão de Paulo Serra como a Escola de Ouro Andreense, Meu Primeiro Emprego e o Programa de Emprego e Qualificação (PAQ), entre outros. Mas também relata a aposta em melhora no ambiente de negócios da cidade, visando também os pequenos empreendedores, e o setor de tecnologia.
“Promover a economia verde e incentivar a construção civil e os processos produtivos para que sejam sustentáveis, estruturados a partir dos princípios da eficiência energética, descarbonização, geração de energia renovável, produção e logística saudável, reuso e reciclagem de resíduos, captura e utilização de água de reuso, e outras práticas sustentáveis no sistema produtivo do município, contribuindo com a capacidade de resiliência da cidade frente às mudanças climáticas”, promete o tucano.
O segundo eixo é denominado como Desenvolvimento Humano e Social. Neste caso ele inicia pela Educação Inclusiva, prometendo a capacitação de professores e profissionais da Educação Especial. Sobre a Gestão Escolar, Gilvan promete a ampliação do atendimento em tempo integral para Educação Infantil Pré-Escola.
Em relação a área cultural, o prefeiturável promete a implantação do programa Quali Cultura, que buscará um contrato específico para a manutenção e o restauro de equipamentos culturais, por exemplo, e a instituição, por lei, da Polícia Municipal Cultura Viva, para fortalecer iniciativas locais.
Neste bloco de propostas está as promessas para a área de Segurança Pública. Gilvan promete a ampliação do número de GCMs (Guardas Civis Municipais), mas sem falar sobre um número específico. Também quer ampliar o videomonitoramento, a partir do Programa Muralha Paulista.
O terceiro eixo é o de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Uma das propostas é criar a Política Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, “programa de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente, no sentido de compatibilizar o desenvolvimento das ações produtivas com a preservação do patrimônio natural”.
O último eixo é o de Gestão e Inovação. Neste caso, além do uso de tecnologia para o atendimento dos munícipes, Gilvan também faz promessas voltadas para o funcionalismo público. “Criar uma comissão para estudo e implementação da progressão vertical por seleção interna da Guarda Municipal (já prevista no Estatuto da GCM) e a Aposentadoria Especial. A comissão será formada por membros da Secretaria de Segurança Cidadã, Secretaria de Inovação e Administração, Secretaria de Gestão Financeira, Secretaria de Assuntos Jurídicos e Instituto de Previdência de Santo André”.
Confira abaixo o plano de governo do candidato a prefeito de Santo André, Gilvan Junior: